Ciclo de políticas e Teoria da Atuação:

contribuições para as pesquisas em políticas educacionais

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2023.261929

Schlagworte:

políticas públicas de educação, ciclo de Políticas, Teoria da Atuação, implementação de política

Abstract

Este texto faz uma reflexão sobre as contribuições da abordagem teórico-metodológica do ciclo de políticas e da teoria da atuação para as pesquisas sobre políticas públicas em educação. O estudo trata do desenvolvimento dessas perspectivas em diálogo com os estudos sobre implementação de políticas e burocracia de nível de rua. Para isso, discute as principais obras de Stephen Ball e colaboradores que abordam essas vertentes analíticas. Como conclusões, o texto aponta que, embora não sejam as únicas formas de se pensar a formulação e operacionalização dos programas de ação educacional, os pressupostos dessas abordagens contribuem na compreensão das regras de funcionamento das políticas públicas de educação e os recursos de poder associados a elas, assim como os modos de interação entre atores e instituições nos processos políticos no interior das escolas.

Autor/innen-Biografie

Daniel Santos Braga, Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG)

Professor de Políticas Públicas de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG), na Linha 'Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais' e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UEMG Ibirité) na Linha 'Práticas docentes para a educação básica'. É professor do Departamento de Educação da UEMG Ibirité.

Literaturhinweise

BALL, Stephen J. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n. 2, p. 10-32, jul./dez. 2006.

BALL, Stephen J. Education reform: a critical and post-structured approach. Buckingham, Philadelphia: Open University Press, 1994.

BALL, Stephen J. Policy sociology and critical social research: a personal review of recent education policy and policy research. British Educational Research Journal, Manchester, v. 23, n. 3, p. 257-274, 1997.

BALL, Stephen J. The Education Debate. The Policy Press, Bristol, 2008.

BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. 2. ed. Ponta Grossa, PR: Editora UEPG, 2021.

BOWE, R.; BALL, Stephen J.; GOLD, Anne. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.

CAVALCANTE, Pedro. Gestão Pública Contemporânea: do movimento gerencialista ao pós-NPM. Texto para Discussão, Brasília, v. 2319, ago. 2017.

EASTON, David. A Framework for Political Analysis. Englewood Cliffs: Prentice Hall. 1965.

FARIA, Carlos A. P. Implementação: ainda o elo perdido da análise de políticas públicas no Brasil? REVISTA DEBATES, Porto Alegre, v.6, n.2, p. 13-36, maio-ago. 2012 - 8 - Apêndice

GREVE, Carsten; LAEGREID, Per; RYKKJA, Lise H. (ed.). Nordic Administrative Reforms: Lessons for Public Management. London: Palgrave Macmillan, 2016.

HOOD, Christopher; DIXON, Ruth. A government that worked better and cost less: evaluating three decades of reform and change in UK central Government. Oxford: Oxford University Press, 2015.

LASCOUMES, Pierre; LE GALÈS, Patrick. Sociologia da ação pública. Maceio: EdUFAL, 2012.

LASWELL, Harold D. The Policy Orientation. In: LERNER, Daniel; LASSWELL, Harold D. The policy sciences: recent developments in scope and method. Stanford: Stanford University Press, 1951. p. 3-15.

LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. Laboratory life: the construction of scientific facts. Princeton: Princeton University Press. 1979.

LECA, Jean. L'état entre politics, policies et polity. ou peut-on sortir du triangle des Bermudes? Gouvernement et action publique, [S. l.], n. 1, p. 59-82, jan./mar. 2012.

LIMA, Naira da Costa Muylaert. Diretores escolares: burocratas de nível de rua ou médio escalão? Revista Contemporânea de Educação, v.14, n.31, set/dez. 2019.

LINDBLOM, Charles E. The science of ‘muddling through’. Public Administration

LIPSKY, M. Burocracia de nível de rua: dilemas do indivíduo nos serviços públicos. Michael Lipsky; tradutor, Arthur Eduardo Moura da Cunha – Brasília: Enap, 2019. 430p.

LOTTA, Gabriela S; PIRES, Roberto Rocha C.; OLIVEIRA, Vanessa Elias. Burocratas de médio escalão: novos olhares sobre velhos atores da produção de políticas públicas. Revista do Serviço Público, Brasília, v.65, n.4, p. 463-492, out./dez. 2015.

LOTTA, Gabriela S. Saber e Poder: agentes comunitários de saúde aproximando

saberes locais e políticas públicas. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de

Administração Pública e Governo da EAESP/FGV, 2006.

LOWI, Theodore. American Business, Public Policy, Case-studies, and Political Theory. World Politics, Cambridge, v. 16, n. 4, p. 677-715, 1964.

MAINARDES, Jefferson. A abordagem do ciclo de políticas: explorando alguns desafios da sua utilização no campo da política educacional. Jornal de Políticas Educacionais, [S.l.], v. 12, ago. 2018. ISSN 1981-1969.

MAINARDES, Jefferson; MARCONDES, Maria Inês. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-318, 2009.

MAQUIAVEL, Nicolau (1996). O príncipe Tradução de Maria Júlia Goldwasser. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes.

MAROY, Christian. Regulação dos Sistemas Educacionais. In: VAN ZANTEN, A. (ed.). Dicionário de educação. Paris: PUF, 2008.

MARTINS, Angela M. O campo das políticas públicas de educação: uma revisão de literatura. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 56, p. 276-299, set./dez. 2013.

OLIVEIRA, Dalila A. Política educacional. In: OLIVEIRA, Dalila A.; DUARTE, Adriana M.C.; VIEIRA, Lívia M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO [OCDE]. Public Administration after “New Public Management”. Paris: OCDE, 2010.

PINSON, Gilles. Gouvernance et sociologie de l’action organisée: Action publique, coordination et théorie de l’État. L’Année sociologique, [S. l.], v. 65, n. 2, p. 483-517, 2015.

POLLITT, Christopher. Forty years of public management reform in UK central government: promises, promise. In: AYRES, Sarah. (ed.). Rethinking Policy and Politics: Reflections on Contemporary Debates in Policy Studies. Bristol: Policy Press, 2014.

SKOCPOL, Theda. Bringing the state back in: strategies of analysis in current research. In: EVANS, Peter; RUESCHEMEYER, Dietrich; SKOCPOL, Theda. Bringing the state back in. Cambridge: Cambridge University Press, 1985. p. 3-43.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, p. 20-45, 2006.

VAN ZANTEN, Agnès. Políticas educativas. In: VAN ZANTEN, Agnès (coord.). Dicionário de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011

Veröffentlicht

2024-04-30

Ausgabe

Rubrik

Dossiê - O direito à educação no Brasil em tempos de reconstrução democrática