A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE MUDANÇA E APRENDIZAGEM PARA A EQUIPE ESCOLAR
Abstract
Diante das novas realidades sociais e da forma como se tem lidado com o conhecimento, a escola como organização, precisa ser repensada desde os seus princípios. O Projeto Pedagógico Escolar (PPE) como proposta de construção coletiva da realidade educacional, favorece o processo de comunicação na escola, permite reflexões e construções coletivas e dá empoderamento às pessoas para o favorecimento da aprendizagem e da legitimação das práticas administrativas e pedagógicas. Verifica-se a partir da pesquisa realizada que a construção do PPE como um gerador de reflexões pode gerar aprendizagem e mudança nas escolas, já que se trata de um documento balizador da conduta e das decisões organizacionais.References
ALARCÃO, Isabel (org.).
Escola reflexiva e nova racionalidade
. Porto Alegre: Artmed,
ALARCÃO, Isabel. Título original: Refletir faz a diferença.
Revista eletrônica Gestão
escolar
, publicado em JUNHO 2011. Disponível em: <http://gestaoescolar.abril.com.br/
formacao/isabel
-
alarcao
-
fala
-
formacao
-
docente
-
escola
-
reflexiva
-
shtml>
ALONSO, L. Desenvolvimento profissional dos professores e inovação educativa:
contexto, concepções e práticas. In:
Revista Elo
, número especial, pp. 167
-
, 2003.
ASSMANN, Hugo.
Reencantar a educação: Rumo
à sociedade aprendente (3ª ed.)
Petrópolis: Voz
es, 1999.
BOLÍVAR, A. (1997).
A Escola como Organização que Aprende
. In: R. Canário (org.).
Formação e Situações de Trabalho. Porto: Porto Editora: 79
-
DELORS, J. (org.).
Educação: um tesouro a descobrir.
ª ed. São Paulo: Cortez,1998.
Disponível
em:
<http://www.pucsp.br/ecopolitica/documentos/cultura_da_paz/docs/
Dellors_alli_Relatorio_Unesco_Educacao_tesouro_descobrir_2008.pdf> Acesso em: 15
Out de 2012.
DEWEY, John.
Democracia e educação
. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio
Teixeira. 3° ed. São P
aulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
DOWBOR, Ladislau.
Os novos espaços do conhecimento
. Mimeo, 1994. Disponível em:
http://www.ppbr.com/ld/conhec.html
>. Acesso em: 25 setembro de 2013.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa
. São
Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do Oprimido
. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 43° edição, 2005.
GADOTTI, MOACIR.
Perspectivas atuais da educação.
São Pau
lo Perspec., São Paulo,
v.4, n.2, June 2000. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&
pid=S010288392000000200002&lng=en&nrm=iso>.
Accessado em: 13 May 2013.
HAMIDO, Grancinda. A
escola, ecologia viva e reflexiva: o poder de mudar
.
INTERACÇÕES N° 7, pp. 141
-
, 2007. Disponível em: <http://revistas.rcaap.pt/
interaccoes/article/view/349/304>
KOLB, David. A gestão e o processo de aprendizagem. In:
STARKEY, K (Org) Como as
organizações aprendem: relatos de sucesso das grandes empre
sas
. São Paulo: Futura,
LIBÂNEO, J. C.
A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva
da psicologia histórico
-
cultural e da teoria da atividade
. Educar, Curitiba, n. 24, p. 113
-
,
Editora
UFPR.
Disponível
em:
http://www.redalyc.org/pdf/1550/155017717007.pdf>.
LUCK, Heloísa.
Gestão educacional: uma questão paradigmática
. 9ªed. Petrópolis, Rio
de Janeiro: Vozes, 2011a. (Série cadernos de gestão)
LUCK, Heloísa. Gestão participativa na escola, 10ªed.
Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes,
(Série cadernos de gestão)
LUCK, Heloísa.
Concepções e processos democráticos de Gestão Educacional
. 7ªEd.
Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011b. (Série cadernos de Gestão)
MEDEL, Cássia R. M. A..
Projeto Polít
ico Pedagógico: construção e implementação na
escola.
Campinas, SP: Autores associados, 2008.
MORETTO, Vasco.
O projeto político
-
pedagógico e a gestão democrática
–
Vasco
Moretto: Edições SM Brasil. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?
v=quQqZVR8
v_g>. Acesso em: 28 Mai. 2013.
RESENDE, Lúcia M. G. de. O sujeito reflexivo no espaço da construção do projeto
político
-
pedagógico. In:
As dimensões do Projeto Político Pedagógico
. Campinas, SP:
Papirus, 2001.
SCHÖN, Donald A.
Educando o Profissional Ref
lexivo: um novo design para o ensino
e a aprendizagem
. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed Editora,
THIESEN, Juares da Silva.
O futuro da educação: contribuições da Gestão do
conhecimento
. Campinas, SP: Papirus, 2011.
VASCONCELO
S, Celso dos S.
Planejamento. Projeto de Ensino
-
aprendizagem e
Projeto Político
-
Pedagógico.
ª Ed.
São Paulo: Li
bertad, 2010.
VASCONCELLOS, Celso dos S.
Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto
político
-
pedagógico ao cotidiano da sala de aula
.
ª
E
d. São Paulo: Libertad Editora,
VEIGA, I. P. A.
As dimensões do projeto político
-
pedagógico
. Campinas, SP: Papirus,
VEIGA, I. P. A.
Inovações e Projeto Político
-
Pedagógico: Uma Relação Regulatória ou
Emancipatória?
Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267
-
, dezembro 2003.
Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>.
A
cesso em: 09 jun, 2012.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).