Educação e ressocialização: uma experiência de formação continuada
Resumen
Relato a experiência de formação continuada no Centro de Ressocialização do Agreste (CRA)/Canhotinho-PE. Iniciado em 2009 e concluído em 2013, partiu do entendimento de que o processo de ressocialização se torna mais efetivo quando os apenados estão “letrados”. A metodologia se assentou em oficinas formativas, orientadas pelo sóciointeracionismo, e método da pesquisa-ação sob a forma de grupo operativo com 7 de professoras. Com produção e manuseio de materiais didáticos, argumentos e exemplos inspirados no contexto socioeconômico e cultural dos alunos de modo a favorecer uma participação mais efetiva dos mesmos nas aulas. Os resultados apontaram para uma formação pedagógica mais consistente teoricamente das professoras e contribuiu para o letramento dos ressocializandos desse instituto prisional.Descargas
Publicado
2016-07-15
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).