PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Tendo por base a compreensão de coordenação pedagógica como parte da gestão democrática, em sua função de apoio aos docentes no processo de ensino-aprendizagem, este artigo objetiva ratificar a importância desta esfera de atuação através da reflexão sobre uma experiência de acompanhamento ao desenvolvimento da aprendizagem de alunos da Educação Básica, iniciada em 2009, numa escola situada no sertão pernambucano. Neste sentido, a reflexão revela a possibilidade do coordenador superar a visão de bombeirismo ao resguardar responsabilidades e corresponsabilidades, em termos da necessária união de forças que o trabalho coletivo exige no âmbito da comunidade escolar.Downloads
Publicado
2016-07-19
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).