ESPECIFICIDADES DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM DIFERENTES ESPAÇOS DISCURSIVOS

Authors

  • Crislainy de Lira Gonçalves
  • Lucinalva A. A. de Almdeira
  • Priscila V. M. S. Magalhães
  • Solange A. de Oliveira Mendes

Abstract

Este estudo analisou produções no campo da avaliação da aprendizagem divulgadas entre 2004-2014 nos seguintes eventos científicos: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE); Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste (EPENN); Banco de Teses e Dissertações da UFPE (BTD-UFPE); Associação Nacional de Pesquisa e PósGraduação em Educação (ANPEd). Objetivamos, à luz da Análise do Discurso (ORLANDI, 2010), identificar, nas produções acadêmicas, sentidos que apontassem para as funções/especificidades da avaliação da aprendizagem. Percebemos que os trabalhos apresentam avanços no campo teórico-prático no que concerne às funções da avaliação, apontando para um movimento processual de mudança nas práticas avaliativas.

Published

2016-08-08