EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DE ALAGOAS: A FORMAÇÃO DOCENTE EM FOCO

Auteurs-es

  • Maria da Conceição Valença da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Karla Loureiro da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Dimas de Lima Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Tuanne Priscila Universidade Federal de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2018.237528

Résumé

Este estudo tem como objetivo analisar proposições para a formação inicial e continuada dos professores das unidades prisionais do estado de Alagoas. Trata-se de pesquisa de caráter qualitativo, com abordagem dialética. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas pesquisa bibliográfica, leitura de relatórios escolares e aplicação de questionário. A análise das informações deu-se a partir da análise documental. O estudo evidenciou que a ênfase da formação inicial no Sistema Prisional de Alagoas está nas normas para atuação docente na prisão; a formação continuada não dispõe de programa sistematizado, mas discute a educação formal para a ressocialização dos sujeitos.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria da Conceição Valença da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Vice-diretora do Centro de Educação da Ufal. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq Educação em Prisões. Vice-coordenadora do Projeto de Extensão Reconstruindo Elos

Ana Karla Loureiro da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Assistente Social. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pelo Centro Universitário Cesmac. Estudante do 7o período do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Educação em Prisões.

Dimas de Lima Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Filosofia e Especialista em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Estudante do 6o Período do curso de Pedagogia da Ufal. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Educação em Prisões.

Tuanne Priscila, Universidade Federal de Pernambuco

Professora da Rede Pública Estadual de Educação de Alagoas. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Educação em Prisões.

Téléchargements

Publié-e

2018-07-25