O gestor escolar reflexivo e a consolidação do clima organizacional a partir do trabalho colaborativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2021.249236

Palavras-chave:

colaboração, reflexão, gestão participativa

Resumo

Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa que procurou compreender a relação entre a reflexão sobre as práticas gestoras e o clima organizacional em um conjunto de campi dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia da região Centro-Oeste. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de natureza descritivo-explicativa, coletando os dados por meio de questionário disponibilizado aos diretores envolvidos e os resultados indicam uma baixa adesão voluntária dos servidores ao processo de tomada de decisão, apesar do incentivo feito pelos diretores. As discussões necessitam de muitas intervenções por parte dos gestores, porém estes acreditam que o envolvimento da equipe influencia positivamente no clima organizacional. O processo de reflexão sobre as próprias práticas por parte do diretor ainda é incipiente, porém os dados denotaram uma disposição de constante revisão das práticas.

Biografia do Autor

Claudio Zarate Sanavria, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Nova Andradina

Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).Doutor em Educação (UNESP). Mestre em Educação (UCDB). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Geovana Zamboni Pazetto, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestre em Ensino de Química-Universidade Federal de São Carlos(UFSCar). geovanazambonipazetto@gmail.com.

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Publicado

2021-06-28

Edição

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Artigos