A proposta de Emenda Constitucional nº 32/2020 e potenciais impactos na educação pública brasileira

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2021.251776

Mots-clés :

reforma administrativa; impactos na educação pública; gestão da educação

Résumé

A proposta de Reforma administrativa apresentada pelo Governo Federal do Brasil em 2020 por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32/2020 foi apresentada, segundo o discurso oficial, com o objetivo de reduzir os gastos, modernizar o estado, melhorar os serviços públicos, entre outros. A partir desse ponto inicial, o objetivo deste artigo é propor uma reflexão acerca dos prováveis impactos desta proposta na educação pública e fornecer inferências para contribuir com o debate. As discussões são realizadas a partir de duas fontes, a revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de alertar sobre os riscos à educação pública caso a proposta seja aprovada com o texto original e a diferença entre as intenções expressas nos discursos quando da divulgação da proposta de reforma, com os impactos que efetivamente poderão suceder.

Bibliographies de l'auteur-e

Efraim Menezes de Lima Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). 

Jair José Maldaner, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UNB). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo IFTO.

Marcelo Rythowem, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo IFTO.

Paulo Henrique Rocha Aride, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

Doutor em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo IFAM.

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Publié-e

2021-12-02

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Rubrique

Artigos