Visões de alteridade e experiência docente

Auteurs

  • Rosângela Tenório de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco/UFPE

DOI :

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2019.242657

Mots-clés :

alteridade; diferença cultural; docência.

Résumé

Este artigo tem como objeto o discurso sobre alteridade em articulação com experiência docente. Pretende-se dar visibilidade à expressão material, conceitual e pedagógica desse discurso em suas relações. A reflexão está sustentada nos estudos pós-colonialistas e pós-estruturalistas. Problematiza-se a interpretação da alteridade como uma possibilidade de acessar a experiência do outro, sentir como o outro em sua essencia, pois entende-se que não há uma natureza humana, mas, sim, humanos produzidos culturalmente e linguisticamente. O enfoque recai sobre a alteridade como uma relação de interdependência permeada por relações de poder, a versão da afirmação da diferença e a dignidade nas relações.

Biographie de l'auteur

Rosângela Tenório de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco/UFPE

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto; Professora na Universidade Federal de Pernambuco/UFPE

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Publiée

2019-09-10