LIBERDADE ASSISTIDA E ESCOLA: CARTOGRAFIAS DE ENCONTROS E DESENCONTROS
Abstract
Na contemporaneidade, as concepções de criança e adolescência sofreram mudanças do paradigma de menor, que configurava um Estado paternalista e tutelar, para o de sujeitos de direitos, na ótica de um Estado protetor e promotor de direitos. Este artigo traz uma reflexão acerca da liberdade assistida, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente. Utiliza a cartografia como caminhometodológico, dá ênfase às narrativas dos adolescentes/jovens e coloca em análise as experiências vivenciadas na e com a escola, que apontam para o equívoco do termo liberdade assistida e para a necessidade de diálogos entre as culturas juvenis e escolares.
Downloads
Pubblicato
2017-07-05
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).