SENTIDOS DA ADOLESCÊNCIA NO CONTEXTO DO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2017.234757Abstract
Este estudo compreendeu repercussões da experiência de ser atleta do esporte de alto rendimento por adolescentes, no cotejo entre projetos de vida e expectativas sociais. O entendimento da adolescência pautou-se na Psicologia Sócio-histórica e o embasamento teórico-metodológico, na Teoria das Representações Sociais. Participaram da pesquisa 101 atletas adolescentes das modalidades natação e vôlei; aplicamos questionários de associação livre analisados pelo software EVOC, e entrevistas interpretadas pela análise temática. Os resultados apresentaram singularidades na vivência adolescente: a experiência de ser atleta foi positivada; a derrota objetivada na tristeza; e práticas esportivas de superação ancoram o futuro e os projetos de vida.Downloads
Pubblicato
2018-02-07
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).