REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA VISÃO DOS DOCENTES EFETIVOS DO ENSINO MÉDIO DA PARAÍBA
Abstract
Este artigo analisa a representação social da qualidade da educação pública para o professorado do ensino médio público, com vínculo efetivo, das 3a, 4a e 5a Regiões de Ensino da Paraíba - Brasil. Em um universo de 1472 professores, coletamos dados junto a uma amostra de 95 docentes. Um questionário com questões abertas e fechadas foi aplicado juntamente com a técnica de Associação Livre de Palavras. Como resultado, identificamos uma representação social qualidade da educação pública caracterizada pela precariedade e pela necessidade de investimento na remuneração, na qualificação docente e em melhorias da escola como um todo, articulada à necessidade de dedicação, por parte do professorado, e à crítica quanto a negligência dos governantes.Downloads
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).