Seridó sensível: as artistas sertanejas e o ensino de arte na contemporaneidade.

Autores

  • Jailson Valentim dos Santos Secretaria de Estado de Educação e de Cultura SEEC/RN

DOI:

https://doi.org/10.51359/2763-8693.2021.248031

Palavras-chave:

memória, esquecimento, produção poética, protagonismo da mulher na arte

Resumo

Este artigo investiga as artistas do Seridó potiguar, no estado do Rio Grande do Norte, Brasil, evidenciando a produção poética destas mulheres e suas possíveis contribuições ao Ensino de Arte na região. Discute-se a noção de memória e de esquecimento, a m de re etir sobre a história, ou o seu apagamento, da cultura artística e dos valores das tradições locais desse contexto especí co. Vale- -se do diálogo entre autores, de revisão bibliográ ca e de experiências empíricas para aproximar a produção dessas mulheres das práticas pedagógicas propostas no contexto escolar. A pesquisa, ainda em andamento, vem mostrando que é muito pequena a visibilidade das artistas locais nas escolas da região. No entanto, as abordagens realizadas no contexto escolar permitiram as educandas e educandos uma ampla compreensão dos planos de expressão, um melhor entendimento sociocultural, a ampliação da capacidade perceptiva e o aguçamento do senso crítico sobre a produção poética dessas mulheres.

Biografia do Autor

Jailson Valentim dos Santos, Secretaria de Estado de Educação e de Cultura SEEC/RN

Mestre em Artes Visuais pelo Programa Associado de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor vinculado à Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) do Rio Grande do Norte (RN), e primeiro colocado no XX Prêmio Arte na Escola Cidadã, na modalidade Educação Jovens e Adultos (EJA).

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Publicado

02.11.2021

Como Citar

Santos, J. V. dos. (2021). Seridó sensível: as artistas sertanejas e o ensino de arte na contemporaneidade. Cartema, 9(9), 86–99. https://doi.org/10.51359/2763-8693.2021.248031