Seridó sensível: as artistas sertanejas e o ensino de arte na contemporaneidade.
DOI:
https://doi.org/10.51359/2763-8693.2021.248031Palavras-chave:
memória, esquecimento, produção poética, protagonismo da mulher na arteResumo
Este artigo investiga as artistas do Seridó potiguar, no estado do Rio Grande do Norte, Brasil, evidenciando a produção poética destas mulheres e suas possíveis contribuições ao Ensino de Arte na região. Discute-se a noção de memória e de esquecimento, a m de re etir sobre a história, ou o seu apagamento, da cultura artística e dos valores das tradições locais desse contexto especí co. Vale- -se do diálogo entre autores, de revisão bibliográ ca e de experiências empíricas para aproximar a produção dessas mulheres das práticas pedagógicas propostas no contexto escolar. A pesquisa, ainda em andamento, vem mostrando que é muito pequena a visibilidade das artistas locais nas escolas da região. No entanto, as abordagens realizadas no contexto escolar permitiram as educandas e educandos uma ampla compreensão dos planos de expressão, um melhor entendimento sociocultural, a ampliação da capacidade perceptiva e o aguçamento do senso crítico sobre a produção poética dessas mulheres.
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