A poética têxtil de Samuel Abrantes: Metodologia construtiva do figurino “o prospero”
DOI:
https://doi.org/10.51359/2763-8693.2022.251131Palavras-chave:
Metodologia, Processo construtivo, Superfícies Têxteis, Práxis.Resumo
O presente artigo tem o objetivo de tratar das questões teóricas sobre a metodologia construtiva dos figurinos de Samuel Abrantes, através da análise do figurino da personagem “O Prospero”, objeto de pesquisa da dissertação, no Mestrado Profissional em Artes, que executa a construção de superfícies têxteis, com materiais de descarte e refugo. O desdobramento de seu processo criativo demonstra toda a metodologia do artista e sua capacidade em criar uma poesia com as novas superfícies têxteis, diferentes daquelas que se encontram a venda no mercado. A polifonia entre a arte, a tecnologia e a artesania, unidas em uma harmonia visual e repleta de significados, são o resultado de sua poética têxtil. Sua metodologia construtiva pode ser uma ferramenta do processo de criação para diversos gêneros artísticos. O artigo faz parte de um projeto de dissertação, com pesquisa em andamento, dentro do PPGARTES do IFCE.Referências
ABRANTES, Samuel. Heróis e Bufões: O figurino encena. Rio de janeiro: Editora Ágora da Ilha, 2001.
ABRANTES, Samuel. Poética Têxtil: Figurinos, memórias e texturas. Rio de Janeiro: Onda, 2011.
ABRANTES, Samuel. Itinerários da criação: Abismo, dobra e figurino. Rio de janeiro: Boaz, 2017.
DELEUZE, G. A Dobra; Leibniz e o Barroco. Tradução Luiz B.L Orlandi. Campinas, São Paulo: Papirus, 1991.
MACHADO, Elizabeth Filipecki Lado a Lado: Reflexões sobre a criação do figurino para a teledramaturgia / Elizabeth Filipecki Machado. -- Rio de Janeiro, 2016.
MUNIZ, Rosane. Vestindo os nus: o figurino em cena. Rio de Janeiro: Editora SENAC Rio, 2004.
VIANA, Fausto; MUNIZ, Rosane. (org.) Diário de Pesquisadores: O Traje de Cena. In: Diário de pesquisadores: traje de cena. /Org. Fausto Viana, Rosane Muniz. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012.
ABRANTES, Samuel. 1 Vídeo (2:03:52 horas). Festival do conhecimento UFRJ. Publicado pelo Canal WEBTVUFRJ, 2020. https://m.youtube.com/watch?fbclid=IwAR0GIGbUjkfnFhEydBY D8Ltl22U15QcT7nFWc9vpGkD_msc412ZdjJLLtMQ&feature= youtu.be&v=Sl4gvlv4yyw#menu Acesso em 10 deagosto de 2020, às 18:30.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cartema

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.