La poesía textil de Samuel Abrantes: metodología constructiva del vestuario en “O Prospero”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2763-8693.2022.251131

Palabras clave:

Metodologia, Processo construtivo, Superfícies Têxteis, Práxis.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo abordar las cuestiones teóricas sobre la
metodología constructiva del vestuario de Samuel Abrantes, a través del análisis
del vestuario del personaje “O Prospero”, objeto de investigación de la disertación,
en la Maestría Profesional en Artes, que realiza la construcción. de superficies
textiles, con desechos y desperdicios. El desarrollo de su proceso creativo
demuestra toda la metodología del artista y su capacidad para crear poesía con
nuevas superficies textiles, diferentes a las disponibles para la venta en el mercado.
La polifonía entre arte, tecnología y artesanía, unidos en una armonía visual y llenos de significados, son el resultado de su poética textil. Su metodología
constructiva puede ser una herramienta en el proceso de creación de diferentes géneros artísticos. El artículo es parte de un proyecto de tesis, con investigación
en curso, dentro del PPGARTES de IFCE.

Biografía del autor/a

Danielle de Oliveira Cardoso Joia, Instituto Federal do Ceará

Mestranda no Mestrado Profissional em Artes do IFCE (PPGARTES - MPARTES do IFCE). Possui especialização em Light Desing pela Universidade Veiga de Almeida; graduação em Indumentária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), graduação em Cenografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Foi professora da pós em carnaval e figurino da Universidade Veiga de Almeida, do Bacharelado em Dança da UFRJ e do Bacharelado em Artes, com habilitação em Figurino e Indumentária, do SENAI CETIQT. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em cenografia e Indumentária, atuando principalmente nos seguintes temas: artes cênicas, cenário e figurino, dança, figurino de carnaval e design.

Paulo Sergio de Brito, Instituto Federal do Ceará

Formado em Teatro pelo Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará - UFCe. Licenciado em Teatro. Graduado em Letras. Mestre em turismo pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Teoría História e Prática do Teatro. Doutor em Teoría História e Prática do Teatro com qualificação "Sobresaliente Cum laude" pela Universidad de Alcalá/Madrid-Espanha (curso com Menção de Qualidade, pelo Ministério da Educação e Ciência da Espanha.) Diploma de Estudos Avançados - DEA. Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Citas

ABRANTES, Samuel. Heróis e Bufões: O figurino encena. Rio de janeiro: Editora Ágora da Ilha, 2001.

ABRANTES, Samuel. Poética Têxtil: Figurinos, memórias e texturas. Rio de Janeiro: Onda, 2011.

ABRANTES, Samuel. Itinerários da criação: Abismo, dobra e figurino. Rio de janeiro: Boaz, 2017.

DELEUZE, G. A Dobra; Leibniz e o Barroco. Tradução Luiz B.L Orlandi. Campinas, São Paulo: Papirus, 1991.

MACHADO, Elizabeth Filipecki Lado a Lado: Reflexões sobre a criação do figurino para a teledramaturgia / Elizabeth Filipecki Machado. -- Rio de Janeiro, 2016.

MUNIZ, Rosane. Vestindo os nus: o figurino em cena. Rio de Janeiro: Editora SENAC Rio, 2004.

VIANA, Fausto; MUNIZ, Rosane. (org.) Diário de Pesquisadores: O Traje de Cena. In: Diário de pesquisadores: traje de cena. /Org. Fausto Viana, Rosane Muniz. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012.

ABRANTES, Samuel. 1 Vídeo (2:03:52 horas). Festival do conhecimento UFRJ. Publicado pelo Canal WEBTVUFRJ, 2020. https://m.youtube.com/watch?fbclid=IwAR0GIGbUjkfnFhEydBY D8Ltl22U15QcT7nFWc9vpGkD_msc412ZdjJLLtMQ&feature= youtu.be&v=Sl4gvlv4yyw#menu Acesso em 10 deagosto de 2020, às 18:30.

Publicado

2022-05-01

Cómo citar

Joia, D. de O. C., & Brito, P. S. de. (2022). La poesía textil de Samuel Abrantes: metodología constructiva del vestuario en “O Prospero”. Cartema, 10(10), 210–224. https://doi.org/10.51359/2763-8693.2022.251131