Risco!: a construção de situações pedagógicas na modelagem viva contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2763-8693.2023.258826

Palavras-chave:

risco!, situações pedagógicas, modelagem viva contemporânea

Resumo

Este artigo apresenta e analisa as práticas artísticas e pedagógicas do grupo de desenho e performance de modelo vivo Risco! ao longo de uma década. O objetivo principal é investigar as práticas individuais e coletivas do grupo, utilizando o conceito de “situações pedagógicas” para provocar uma mudança de perspectiva nos campos artístico e educacional. O estudo busca desenvolver esse conceito e difundir metodologias recentes em Artes Visuais que enfoquem a formação através da arte como uma ferramenta para apropriação do cotidiano, promovendo construção de conhecimento de forma ética e estética. As conclusões destacam como a ação do grupo Risco! possibilita um amplo espaço de investigação, interrelacionando aspectos sociais, culturais, tecnológicos, profissionais e pessoais. Essas interações, associadas a processos de subjetivação implicados na modelagem viva contemporânea, têm repercussões na formação de diferentes poéticas visuais e investigações pedagógicas.

Biografia do Autor

Bruna Rafaella Ferrer de Morais, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (Recife, 2019). Mestre em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (São Paulo, 2011). Tem experiência na área de Artes como pesquisadora, professora, produtora cultural e artista visual. Atualmente coordena o grupo de estudos com foco no desenho e na performance de modelo vivo Risco! 

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Publicado

23.11.2023

Como Citar

Morais, B. R. F. de. (2023). Risco!: a construção de situações pedagógicas na modelagem viva contemporânea. Cartema, 12(12), 1–18. https://doi.org/10.51359/2763-8693.2023.258826

Edição

Seção

Fluxo Contínuo - Artigos