Risco!: a construção de situações pedagógicas na modelagem viva contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.51359/2763-8693.2023.258826Palavras-chave:
risco!, situações pedagógicas, modelagem viva contemporâneaResumo
Este artigo apresenta e analisa as práticas artísticas e pedagógicas do grupo de desenho e performance de modelo vivo Risco! ao longo de uma década. O objetivo principal é investigar as práticas individuais e coletivas do grupo, utilizando o conceito de “situações pedagógicas” para provocar uma mudança de perspectiva nos campos artístico e educacional. O estudo busca desenvolver esse conceito e difundir metodologias recentes em Artes Visuais que enfoquem a formação através da arte como uma ferramenta para apropriação do cotidiano, promovendo construção de conhecimento de forma ética e estética. As conclusões destacam como a ação do grupo Risco! possibilita um amplo espaço de investigação, interrelacionando aspectos sociais, culturais, tecnológicos, profissionais e pessoais. Essas interações, associadas a processos de subjetivação implicados na modelagem viva contemporânea, têm repercussões na formação de diferentes poéticas visuais e investigações pedagógicas.
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