Videoinstalação e experiências estéticas afro-atlânticas na obra de Tiago Sant’ana e Julien Creuzet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2763-8693.2025.264589

Palavras-chave:

arte contemporânea, diáspora afro-atlântica, experiência estética

Resumo

Neste artigo, faço alguns apontamentos críticos sobre dois trabalhos artísticos e suas propostas expográficas como uma experiência estética que coloca a videoinstalação e a linguagem videográfica em relação a outras imagens no ambiente expositivo, assim ampliando a experiência. Tomo como exemplos a sala do artista Tiago Sant’ana na exposição Iniciadas - Ancestralidades Contemporâneas e a instalação do artista Julien Creuzet, na itinerância da 35ª Bienal de São Paulo - Coreografias do Impossível. Considero que, em ambas as proposições, o mar Atlântico é parte fundamental da narrativa visual, onde talvez desponte uma linguagem poética comum da diáspora negra: o oceano como um lugar ambíguo de trauma e violência, mas também de espiritualidades e intercâmbios culturais.  Logo, a experiência estética mediada por ambas as obras conduz a recepção para paisagens erigidas na/pela experiência de identidades forjadas na diáspora negra.

Biografia do Autor

Lucas Brasil, Universidade Federal da Bahia

Pesquisador em artes visuais com ênfase nas poéticas e estéticas afrodiaspóricas. Mestrando em Estudos Étnicos do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos - Pós Afro, Universidade Federal da Bahia. Bacharel em Artes pela Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

11.07.2025

Como Citar

Brasil, L. (2025). Videoinstalação e experiências estéticas afro-atlânticas na obra de Tiago Sant’ana e Julien Creuzet . Cartema, 15(15), 1–16. https://doi.org/10.51359/2763-8693.2025.264589

Edição

Seção

Dossiê: Imagem em Movimento - Exposições Artísticas Comentadas