Ensino de arte mediado pela criação e uso de software audiovisual

Autores/as

  • Alexandre G. Q. Rangel Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.51359/2763-8693.2012.251670

Palabras clave:

arte-educação, cinema, software livre, programação

Resumen

Este artigo apresenta um estudo sobre o uso de obras de arte abertas em ambientes
de arte-educação, com foco nos processos de capacitação e colaboração interdisciplinar.
As experiências aqui relatadas apontam para um caminho de empoderamento por meio
do desenvolvimento e adaptação de programas de computador e da criação audiovisual.
Como fio condutor das experiências é ressaltada a subversão – tanto no formato
de expressão quanto na possibilidade de criação e adequação de ferramentas digitais,
destacando-se a importância do modelo de licenciamento do software livre. Os campos
de expressão escolhidos foram o vídeo ao vivo (remix) e a criação e uso de software interativo,
em diálogo com experiências brasileiras de arte aberta e de processo como obra.

Biografía del autor/a

Alexandre G. Q. Rangel, Universidade de Brasília (UnB)

Bacharelou-se em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (UnB), sob a orientação do Prof. Dr. Elyeser Szturm. Mestrando em Artes na linha de pesquisa Educação em Artes Visuais, pela mesma universidade, desenvolve pesquisa sobre experiência
educacional mediada por software criativo, sob a orientação da Profª. Drª. Ana
Beatriz Barroso e co-orientação do Prof. Dr. Marcus Mota. Desenvolveu o software livre
de produção audiovisual ao vivo Quase-Cinema (www.quasecinema.org).

Citas

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Cómo citar

Rangel, A. G. Q. (2012). Ensino de arte mediado pela criação e uso de software audiovisual. Cartema, 1(1), 33–45. https://doi.org/10.51359/2763-8693.2012.251670