Artes visuais e identidade em espaços multiculturais não hegemônicos

Autores/as

  • Madalena Zaccara Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2763-8693.2012.251700

Palabras clave:

artes visuais, política, identidade.

Resumen

O projeto intitulado Artes Visuais e Multiculturalidade: conexões, está em fase de desenvolvimento e tem como objetivo traçar relações entre a produção artística contemporânea de Recife, capital de Pernambuco e outros centros não hegemônicos comparando-a com o universo globalizado das artes visuais focando a possibilidade de preservação de uma política identitária. No trabalho que propomos pretendemos expor alguns resultados obtidos tomando como referência duas obras de dois artistas: um canadense e um pernambucano. São eles: Isidorio Cavalcanti, de Recife, e Terrance Houle um ameríndio de Calgary. Através dos dois queremos estabelecer a sobrevivência da identidade e de um olhar político nos dois espaços sociais.

Biografía del autor/a

Madalena Zaccara, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em História da Arte pela Université Toulouse II, França. É professora
associada do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade
Federal de Pernambuco. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
UFPB-UFPE. É líder do Grupo de Pesquisa Arte, Cultura e Memória e membro da
ANPAP (Associação Nacional dos Pesquisadores de Artes Plásticas). Tem diversos livros
e artigos publicados.

Citas

ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz. A Invenção do Nordeste e outras artes. Recife: Massangana/São Paulo: Cortez, 1999.p.79.

ARBOUR Rose- Marie. L´art qui nous est contemporain.Montreal : Editons Artextes,1999

BARBOSA, Ana Mae Artes Plásticas no Nordeste disponível em

http://www.scielo.br/pdf/ea/v11n29/v11n29a13.pdf

CAVANI, Julio. Os sons da arte contemporânea. Diário de Pernambuco. Recife: 21 de março de 2006.

Correio Brasiliense. Brasília, novembro de 2006.

Correio da Paraíba. João Pessoa, 16 de março de 2000.

CARANI, Marie. Des lieux de memoire : identité et culture modernes au Québec 1930-1960.Ottawa: Les presses de l ´´université d ´Ottawa, 1995

CHETETHAM, Mark. A. La memoire postmoderne : essai sur l’art canadienne contemporain. Montréal : Liber, 1992.

DANTO, Arthur C. Após o fi m da tarde: a arte contemporânea e os limites da história.São Paulo: EDUSP, 2006.

Diário de Pernambuco. Recife, 21 de março de 2006.

Diário de Pernambuco. Recife, 7 de novembro de 2001.

Jornal do Commercio. Recife, 24 de agosto de 2004.

DURAND. Guy Sioui. Resistance : chocs et résilience in Inter Art Actuel. Québec : Les éditions Intervention, 2009, n.102. pp.22-25.

DURAND. Marc. Histoire du Québec. Paris : Imago, 2002.

FOURNIER, Marcel. Les générations d’artistes. Québec : Institut québécois de recherche sur la culture, 1986.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro DP&A Editora, 2006.

HESRCOVICI, Alain 2001, apud SILVA, Sergio Salustiano in Identidades culturais na pós-modernidade: Um estudo da cultura de massa através do grupo Casaca in http://www.bocc.ubi.pt/pag/ silva-sergio-salustiano-identidades-culturais.html

LAMY, Jonathan. Terrance Houle : l ´Indien qui joue à l´indien qui joue à l ´indien in Inter Art Actuel. Quebec : Les editions du Lieu ,2009/2010.

NEWTON JUNIOR, Carlos in Movimento Armorial: regional e universal. Recife: Maga Multimídia.

ZACCARA, Madalena. Investigações sobre a arte contemporânea a partir da poética de Isidorio Cavalcanti in O artista pernambucano contemporâneo e o ensino da arte. Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2011.

Cómo citar

Zaccara, M. (2012). Artes visuais e identidade em espaços multiculturais não hegemônicos. Cartema, 1(1), 76–87. https://doi.org/10.51359/2763-8693.2012.251700