Artes visuais e identidade em espaços multiculturais não hegemônicos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2763-8693.2012.251700Palavras-chave:
artes visuais, política, identidade.Resumo
O projeto intitulado Artes Visuais e Multiculturalidade: conexões, está em fase de desenvolvimento e tem como objetivo traçar relações entre a produção artística contemporânea de Recife, capital de Pernambuco e outros centros não hegemônicos comparando-a com o universo globalizado das artes visuais focando a possibilidade de preservação de uma política identitária. No trabalho que propomos pretendemos expor alguns resultados obtidos tomando como referência duas obras de dois artistas: um canadense e um pernambucano. São eles: Isidorio Cavalcanti, de Recife, e Terrance Houle um ameríndio de Calgary. Através dos dois queremos estabelecer a sobrevivência da identidade e de um olhar político nos dois espaços sociais.
Referências
ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz. A Invenção do Nordeste e outras artes. Recife: Massangana/São Paulo: Cortez, 1999.p.79.
ARBOUR Rose- Marie. L´art qui nous est contemporain.Montreal : Editons Artextes,1999
BARBOSA, Ana Mae Artes Plásticas no Nordeste disponível em
http://www.scielo.br/pdf/ea/v11n29/v11n29a13.pdf
CAVANI, Julio. Os sons da arte contemporânea. Diário de Pernambuco. Recife: 21 de março de 2006.
Correio Brasiliense. Brasília, novembro de 2006.
Correio da Paraíba. João Pessoa, 16 de março de 2000.
CARANI, Marie. Des lieux de memoire : identité et culture modernes au Québec 1930-1960.Ottawa: Les presses de l ´´université d ´Ottawa, 1995
CHETETHAM, Mark. A. La memoire postmoderne : essai sur l’art canadienne contemporain. Montréal : Liber, 1992.
DANTO, Arthur C. Após o fi m da tarde: a arte contemporânea e os limites da história.São Paulo: EDUSP, 2006.
Diário de Pernambuco. Recife, 21 de março de 2006.
Diário de Pernambuco. Recife, 7 de novembro de 2001.
Jornal do Commercio. Recife, 24 de agosto de 2004.
DURAND. Guy Sioui. Resistance : chocs et résilience in Inter Art Actuel. Québec : Les éditions Intervention, 2009, n.102. pp.22-25.
DURAND. Marc. Histoire du Québec. Paris : Imago, 2002.
FOURNIER, Marcel. Les générations d’artistes. Québec : Institut québécois de recherche sur la culture, 1986.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro DP&A Editora, 2006.
HESRCOVICI, Alain 2001, apud SILVA, Sergio Salustiano in Identidades culturais na pós-modernidade: Um estudo da cultura de massa através do grupo Casaca in http://www.bocc.ubi.pt/pag/ silva-sergio-salustiano-identidades-culturais.html
LAMY, Jonathan. Terrance Houle : l ´Indien qui joue à l´indien qui joue à l ´indien in Inter Art Actuel. Quebec : Les editions du Lieu ,2009/2010.
NEWTON JUNIOR, Carlos in Movimento Armorial: regional e universal. Recife: Maga Multimídia.
ZACCARA, Madalena. Investigações sobre a arte contemporânea a partir da poética de Isidorio Cavalcanti in O artista pernambucano contemporâneo e o ensino da arte. Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2011.