Mulheres artistas, decolonialidade e arte contemporânea: os modos de ver e as fricções criadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2763-8693.2023.250591

Palavras-chave:

criatividade, mulheres artistas, arte contemporânea

Resumo

Este artigo é fruto de pesquisa em andamento sobre as Artes Visuais na América Latina numa perspectiva decolonial no Projeto de Pesquisa Arte Contemporânea na América Latina, Criatividade e Inovação e das discussões no Laboratório de Criatividade e Inovação em Artes Visuais – LACRIA e no Grupo de Pesquisa Artes Visuais e Criatividade – AVEC. Dos caminhos encontrados no percurso investigativo, optamos por discutir aqui alguns meandros da produção de mulheres artistas, revisitando os modos de ver, percebendo desafios e fricções quando se observa o mercado da Arte e as narrativas históricas que determinam e visibilizam prioritariamente a produção de homens artistas. Desse modo, procuramos demonstrar questões relevantes para a construção de discursos e revisão da Arte Contemporânea tendo como base o trabalho de algumas mulheres artistas que dialogam diretamente em suas obras com a ótica decolonial na América Latina. Por fim, destacamos na análise a produção em Artes Visuais de Santa Maria-RS, preocupação contextualizadora para uma reflexão crítica sobre os processos de criação numa perspectiva decolonial e sinalizamos a necessidade de continuidade do registro e visibilização desses e de outros trabalhos de mulheres artistas.

Biografia do Autor

Flávia Pedrosa Vasconcelos, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Artes Visuais

Docente do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais - PPGART, Centro de Artes e Letras - CAL da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa Artes Visuais e Criatividade - AVEC - CNPQ/UFSM e coordenadora do Laboratório de Criatividade e Inovação - LACRIA. 

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Publicado

29.05.2023

Como Citar

Vasconcelos, F. P. (2023). Mulheres artistas, decolonialidade e arte contemporânea: os modos de ver e as fricções criadoras. Cartema, 11(11), 1–21. https://doi.org/10.51359/2763-8693.2023.250591

Edição

Seção

Fluxo Contínuo - Artigos