Abordagens do dispositivo moda em ABNT, Medidas e Poemas Moldados: Imperativos na veste e no têxtil
DOI:
https://doi.org/10.51359/2763-8693.2022.251223Palavras-chave:
dispositivo moda, ABNT, Paulo Brusky, Leticia ParenteResumo
O presente artigo abarca os processos de construção do trabalho ABNT, de minha autoria, iniciado em 2019, bem como a investigação e leitura das obras Poemas Moldados (1978) de Paulo Brusky e Medidas (1976) de Leticia Parente. A metodologia utilizada visou a compreensão de linhas de força do dispositivo moda, apresentado por Almada e Mesquita (2020) por meio da abordagem foucaultiana acerca de dispositivos, uma vez que estes objetos possuem como disparador o uso de têxteis. Por compreender moda como um dispositivo que produz modos imperativos de ação, objetivou-se a abordagem da ordem de execução e uso de imperativos na arte enquanto emoção presente em ambos trabalhos, apresentando uma visão teórica dos limites deste discurso. Ao longo do texto, percebe-se uma conversa que possui como jogo observar as consequências da naturalização dos gestos, quando o que acontece de fato seria uma periódica lubrificação entre condutas comportamentais.
Referências
ALMADA, Larissa; MESQUITA, Cristiane. Projetos Uniforms de Andrea Zittel: linhas de força e de resistência no dispositivo moda. Revista Dobras, v. 14, p. 1-17, maioagosto 2020.
BETTS, Nancy. Intertextualidade e contratos comunicacionais: apropriações semióticas na obra de Nelson Leirner. [Dissertação de Mestrado] – PUC. São Paulo. 2002.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
MESQUITA, Cristiane. Incômoda Moda: uma escrita sobre roupas e corpos instáveis. Dissertação (Mestrado em Design) – PUC. São Paulo. 2000.
PLAZA, Julio; TAVARES, Mônica. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Hucitec, 1998.
SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro, Brasil: Zahar, 2010.
VERAS, Eduardo. Enunciados imperativos na arte contemporânea (anos 2000). [Tese de Doutorado] – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cartema

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.