E têxtil por que não? Pequena história sobre uma intervenção com adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.51359/2763-8693.2022.251233Palavras-chave:
têxtil, educação artística, arte têxtil, ilustração têxtil, experiência estéticaResumo
Sob uma metodologia de narrativa de experiências profissionais, apresentase um estudo qualitativo de intervenção educativa com alunos de nível secundário,
para a qual se implementou uma oficina teórico-prática de ilustração em meios
têxteis dentro da Autonomia Curricular, âmbito estabelecido no Novo Modelo
Educativo apresentado no México pela Secretaria de Educação Pública (SEP). Nele
se propiciou a experimentação com fibras têxteis como meio de desenvolvimento de
habilidades plásticas, narrativas, cognitivas, expressivas e actitudinales. Concluise que o uso de têxteis como meio de experimentação e expressão pessoal é um
gerador de experiências estéticas e que as narrativas pessoais, bem como a retórica
visual, são pertinentes como meio de desenvolvimento empático e participação
colaborativa. Por último, observou-se a interrupção da implementação por fatores
administrativos e estruturais da instituição, que desestimulou a importância da
educação artística dentro do currículo oficial.
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