O fio que tece a memória. Ensino e pesquisa como eixo de rememoração da história dos materiais têxteis
DOI:
https://doi.org/10.51359/2763-8693.2023.253118Palavras-chave:
memória; materiais têxteis; história da arte; práticas têxteisResumo
Os têxteis foram instrumentos de narrativas diversas ao longo da história da humanidade. Este artigo propõe compartilhar a experiência prática e didática têxtil construída pela convergência de metodologias oriundas de diferentes áreas do conhecimento, principalmente a História da Arte, a Moda e a Conservação e Restauração Têxtil, refletindo sobre como os diferentes entrelaçamentos de fios são capazes de construir sentidos à partir da permanência da memória do fazer. Abordando as histórias, materiais e técnicas dos “fazeres” têxteis tradicionais, a transdisciplinaridade se coloca como eixo facilitador, aproximando áreas e criando o lugar de discussões e experimentações, cujo dialogo permite a abrangência necessária à legitimidade do tema: a rememoração do fazer têxtil e de seus valores. Neste texere da memória os resgates dos valores são re-tecidos, possibilitando continuidade de práticas e ensino por sua recepção e fruição contemporânea.
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