O fio que tece a memória. Ensino e pesquisa como eixo de rememoração da história dos materiais têxteis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2763-8693.2023.253118

Palavras-chave:

memória; materiais têxteis; história da arte; práticas têxteis

Resumo

Os têxteis foram instrumentos de narrativas diversas ao longo da história da humanidade. Este artigo propõe compartilhar a experiência prática e didática têxtil construída pela convergência de metodologias oriundas de diferentes áreas do conhecimento, principalmente a História da Arte, a Moda e a Conservação e Restauração Têxtil, refletindo sobre como os diferentes entrelaçamentos de fios são capazes de construir sentidos à partir da permanência da memória do fazer. Abordando as histórias, materiais e técnicas dos “fazeres” têxteis tradicionais, a transdisciplinaridade se coloca como eixo facilitador, aproximando áreas e criando o lugar de discussões e experimentações, cujo dialogo permite a abrangência necessária à legitimidade do tema: a rememoração do fazer têxtil e de seus valores. Neste texere da memória os resgates dos valores são re-tecidos, possibilitando continuidade de práticas e ensino por sua recepção e fruição contemporânea.  

Biografia do Autor

Soraya Aparecida Álvares Coppola, Universidade Federal de Minas Gerais

Profa. do Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes e profa. ccolaboradora do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais, UFMG/MG. Atuo nas áreas de Artes Visuais, Arte-Educação, Historia da Arte, Arte Têxtil, Tecnologia Têxtil, Conservação e Restauração.

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Publicado

05.10.2023

Como Citar

Álvares Coppola, S. A. (2023). O fio que tece a memória. Ensino e pesquisa como eixo de rememoração da história dos materiais têxteis. Cartema, 11(11). https://doi.org/10.51359/2763-8693.2023.253118

Edição

Seção

Fluxo Contínuo - Artigos