Figura

o sagrado e o profano em Jean-Claude Brisseau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2763-8693.2025.264574

Palavras-chave:

Jean-Claude Brisseau, figura, figural, sagrado, profano

Resumo

Este artigo propõe uma análise da progressão da ação de figuras na poética cinematográfica do diretor francês Jean-Claude Brisseau (1944-2019), cuja obra se estrutura sobre três pilares centrais e indissociáveis: o misticismo, a sexualidade e a brutalidade. A partir dos estudos sobre a visualidade e as potências das imagens desenvolvidos pelo filósofo e historiador da arte Georges Didi-Huberman (2013a), em Diante da imagem, a investigação se debruça sobre dois longas-metragens da filmografia do diretor: O Som e a Fúria (De Bruit et de Fureur, 1988) e Céline (1992). A hipótese deste trabalho é pensar como determinados movimentos figurais instauram, nesses filmes, um regime de imagem em que o fantasma e o real, o sagrado e o profano, deixam de ser ontologicamente distintos para coexistirem. A análise observa de que modo essas figuras operam deslocamentos sensíveis na narrativa e tensionam os limites entre visível e invisível no cinema de Brisseau.

Biografia do Autor

Brenda Valois, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Curadora e produtora do cineclube XHY247, na UFPE. Pesquisa sobre o cineasta Jean-Claude Brisseau, sob a orientação do Prof. Dr. André Antônio Barbosa. Brenda também atua como diretora de arte, cenografista e figurinista.

Referências

A GAROTA de lugar nenhum. Direção: Jean-Claude Brisseau. França: [s. n.], 2012. 91 min.

ANDRADE, B. Deus reconhecerá os seus: ou Jean-Claude Brisseau e a verdadeira revolução. FOCO: Revista de Cinema, [S. l.], 2015. Disponível em:

https://www.focorevistadecinema.com.br/FOCO6-7/brisseau3.htm. Acesso em: 14 jun. 2025.

AS SOMBRAS. Direção: Jean-Claude Brisseau. França: [s. n.], 1982. 64 min.

BRISSEAU, J. et al. O Espetáculo do Mal. FOCO: Revista de Cinema, [S. l.], 2015a. Disponível em:

https://www.focorevistadecinema.com.br/FOCO6-7/entrevistacoisas.htm. Acesso em: 14 jun. 2025.

BRISSEAU, J. et al. O vento sopra aonde quer, entrevista com Jean-Claude Brisseau. FOCO: Revista de Cinema, [S. l.], 2015b. Disponível em:

https://www.focorevistadecinema.com.br/FOCO6-7/entrevistaceline2.htm. Acesso em: 14 jun. 2025.

BRISSEAU, J. et al. Um cineasta nasceu, entrevista com Jean-Claude Brisseau. FOCO: Revista de Cinema, [S. l.], 2015c. Disponível em: http://www.focorevistadecinema.com.br/FOCO6-7/entrevistacollet.htm. Acesso em: 14 jun. 2025.

BRISSEAU, J.; GUIRAUDIE, A. FOCO: Revista de Cinema, [S. l.], 2015. Disponível em:

https://www.focorevistadecinema.com.br/FOCO6-7/entrevistaceline2.htm. Acesso em: 14 jun. 2025.

BRISSEAU, J.; JOUSSE, T.; NEVERS, C. FOCO: Revista de Cinema, [S. l.], 2015. Disponível em: https://www.focorevistadecinema.com.br/FOCO6-7/entrevistaceline1.htm. Acesso em: 14 jun. 2025.

CÉLINE. Direção: Jean-Claude Brisseau. França: [s. n.], 1992. 88 min.

COISAS secretas. Direção: Jean-Claude Brisseau. França: [s. n.], 2002. 115 min.

DES JEUNES Femmes Disparaissent: Origine et Fabrication. Direção: Jean-Claude Brisseau. França: [s. n.], 2018. 29 min.

DIDI-HUBERMAN, G. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2013a.

DIDI-HUBERMAN, G. O saber-movimento (o homem que falava com borboletas). In: MICHAUD, P. (org.). Aby Warburg e a imagem em movimento. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013b. p. 17-28.

DUBOIS, P. Plasticidade e cinema: a questão do figural. Tradução: Mary Amazonas Leite de Barros. In HUCHET, S. (org.). Fragmentos de uma teoria da arte. São Paulo: EDUSP, 2012. p. 97-118.

ELIADE, M. O sagrado e o profano. Tradução: Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

ERÓTICA Aventura. Direção: Jean-Claude Brisseau. França: [s. n.], 2008. 104 min.

FAISSOL, P. A. L. Janelas sem horizonte: uma análise iconográfica da anunciação no cinema. ARS, São Paulo, v. 16, n. 33, p. 173-195, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.141300. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ars/a/Qmpp8RshTKxTFprTDZqFLGw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 jun. 2025.

GIL, I. O corpo, a origem e o sagrado no cinema: uma introdução. Didaskalia, [S. l.], v. 42, n. 1, p. 197-210, 2012. DOI: https://doi.org/10.34632/didaskalia.2012.2319. Disponível em: https://revistas.ucp.pt/index.php/didaskalia/article/view/2319. Acesso em: 14 jun. 2025.

L’ÉCHANGEUR. Direção: Jean-Claude Brisseau. França: [s. n.], 1982. 23 min.

MAGRITTE, R. The Large Family, 1963 by Rene Magritte. Rene Magritte, [S. l.], 1963. Disponível em: https://www.renemagritte.org/the-large-family.jsp. Acesso em: 14 jun. 2025.

NAJLIS, D. La máquina infernal: aparición, simulacro y erotismo en el cine de Jean-Claude Brisseau. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-graduação do Departamento de Comunicação, Universitat Pompeu Fabra, Barcelona, 2020. Disponível em:

https://repositori.upf.edu/items/1e436283-b13c-4ab5-8252-eba6f7e0e484. Acesso em: 14 jun. 2025.

OS INDIGENTES do Bom Deus. Direção: Jean-Claude Brisseau. França: [s. n.], 2000. 107 min.

O SOM e a Fùria. Direção: Jean-Claude Brisseau. França: [s. n.], 1988. 95 min.

PIZARNIK, A. Árvore de Diana. Tradução: Davis Diniz. Belo Horizonte: Relicário, 2018.

RENAUDIN, M. Jean-Claude Brisseau, o poder da imaginação. FOCO: Revista de Cinema, [S. l.], 2015. Disponível em:

https://www.focorevistadecinema.com.br/FOCO6-7/brisseau1.htm. Acesso em: 14 jun. 2025.

RODRIGUES, F. O sagrado, o profano e o alegórico em Ingmar Bergman. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 20, n. 42, p. 71-87, 2019. DOI: https://doi.org/10.13037/ci.vol20n42.5424. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5424. Acesso em: 14 jun. 2025.

Downloads

Publicado

11.07.2025

Como Citar

Valois, B. (2025). Figura: o sagrado e o profano em Jean-Claude Brisseau. Cartema, 15(15), 1–16. https://doi.org/10.51359/2763-8693.2025.264574

Edição

Seção

Dossiê: Imagem em Movimento - Artigos