Declaração de Direitos Autorais
A partir de 2025, a Revista Cartema adota uma nova política de direitos autorais em que os autores mantêm os direitos autorais de seus textos publicados. Para publicação, é necessário que o autor conceda à revista o direito de realizar a primeira veiculação do material.
Até o ano de 2024, os direitos autorais dos trabalhos publicados na Revista Cartema pertenciam à própria revista, consonante com as informações disponíveis nas páginas dos artigos publicados nesse período. Portanto, todos os artigos publicados até 2024 seguem as condições originais descritas nas respectivas edições.
Em casos de divulgação posterior em repositórios institucionais, capítulos de livros ou quaisquer outras produções derivadas dos trabalhos publicados na Cartema, solicita-se que seja atribuída a devida referência à publicação original na revista.
A Cartema incentiva que os autores disponibilizem e compartilhem seus trabalhos em plataformas digitais (como repositórios institucionais ou páginas pessoais), antes ou durante o processo editorial, reconhecendo que isso contribui para um debate acadêmico mais amplo e pode aumentar o impacto do trabalho publicado.
A revista utiliza a licença Creative Commons CC-BY 4.0, que autoriza:
- Compartilhamento: copiar e redistribuir o conteúdo em qualquer suporte ou formato.
- Adaptação: remixar, adaptar, transformar e criar a partir do material, inclusive para fins comerciais.