Editorial

Lúcia Helena Sasseron, Kátia Silva Cunha

Resumo


No momento em que foi lançada a chamada para este número especial da Revista Currículo e Docência, tínhamos um documento curricular recém publicado, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Agora, quando publicamos os artigos, temos também diretrizes para a formação de professores formuladas na relação direta com o documento curricular. Portanto, não faz parte do escopo deste número temático discutir a formação de professores, mas, certamente, os artigos aqui organizados podem contribuir para a reflexão sobre a necessidade de implementar uma Base Curricular, além de trazer informações para o planejamento dos professores e para suas interações com os conhecimentos e com os estudantes, tendo em vista, como já afirmado por Silva e Cunha (2016, p. 1249) que “[o/a] docente faz escolhas, revê percursos, reflete sobre o que fazer. Dessa forma, constrói um currículo”, ou seja, não é mero aplicador do que chega às escolas, ressignifica, reconstrói e constrói na ação desenvolvida.

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