Notícias

A revista CURRÍCULO & DOCÊNCIA é mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) do Campus do Agreste da UFPE, dedicada ao compartilhar de estudos e pesquisas sobre a compreensão das complexidades que envolvem o currículo e a docência em todos os níveis, do infantil à pós-graduação. O atual número temático conta com a Dra. Lourdes Frison, líder do Grupo de Estudo e Pesquisa da Aprendizagem Autorregulada – GEPAAR (UFPEL) e com a Dra. Kátia Calligaris Rodrigues, líder do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica – GPEHCC (UFPE), como editoras. O Volume 2, número 3, tratará da Temática Aprendizagem Autorregulada no Ensino das Ciências e Matemática, e objetiva reunir trabalhos que tratem em especial dos tópicos:

  •   Autorregulação da Motivação e das Emoções;
  •   Autorregulação das Ações, dos Comportamentos e das Interações sociais;
  •  Autorregulação da Aprendizagem no Contexto da Formação de Professores de Ciências e Matemática;
  •   Práticas Pedagógicas e Estratégias Autorregulatórias para o Ensino e a Aprendizagem das Ciências e Matemática.

 

DATAS IMPORTANTES:

Publicação da chamada para artigos: 09/03/2020

Submissão dos trabalhos completos: 06/07/2020

Notificação dos trabalhos aceitos: 19/10/2020

Publicação do número especial (v.2, n.3): 28/12/2020

As propostas serão submetidas a um processo de análise duplo-cego e devem ser inéditas e não estarem em análise por outro periódico.

Para mais informações sobre o processo de submissão e acesso ao Template para formatação do artigo, acesse: https://periodicos.ufpe.br/revistas/CD/about/submissions#onlineSubmissions

 

Esclarecimentos adicionais podem ser solicitados pelo e-mail: curriculoedocencia@gmail.com

Número Temático | Mapas Conceituais: da teoria à prática em contextos educacionais - Volume 3, n 2 (Maio a Agosto de 2021)

 
O volume 3, número 2, abordará a Temática Mapas Conceituais: da teoria à prática em contextos educacionais.
Os Editores convidados são o prof. Dr. Paulo Correia, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, e a profa. Dra. Joana Aguiar do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense.

Os tópicos de interesse incluem, mas não se limitam a:
• Mapas Conceituais e a representação de conhecimento
• Mapas Conceituais e a caracterização da interdisciplinaridade
• Mapas Conceituais e os processos de construção do conhecimento
• Mapas Conceituais e a identificação dos obstáculos de aprendizagem
• Mapas Conceituais e as metodologias ativas de aprendizagem
• Mapas Conceituais e a aprendizagem colaborativa
• Mapas Conceituais na avaliação da aprendizagem
• Mapas Conceituais e o desenvolvimento do pensamento reflexivo
• Mapas Conceituais e os processos de autorregulação da aprendizagem
• Mapas Conceituais aplicados ao ensino de ciências e matemática

Os seguintes tipos de artigos serão considerados para a publicação neste número temático.
• Artigos completos: apresentação de pesquisas empíricas, desenvolvidas com pergunta de pesquisa, referencial teórico pertinente e análise dos dados coletados.
• Artigos teóricos: apresentação de revisão da literatura da área, a partir de procedimentos metodológicos adequados para essa finalidade.
• Relatos inovadores: apresentação de formas inspiradoras dos mapas conceituais, destacando suas implicações para o processo educacional.

DATAS IMPORTANTES:
Publicação da chamada para artigos: 24/08/2020
Submissão dos resumos das propostas (500-750 palavras): 09/11/2020
Notificação de propostas aceitas: 30/11/2020
Submissão dos trabalhos completos: 01/03/2021
Envio do parecer para os autores: 07/06/2021
Publicação do número especial (v.3, n2): 31/08/2021

INSTRUÇÕES para submissão dos resumos das propostas (500-750 palavras): 09/11/2020
 Os resumos podem ser escritos em português, espanhol ou inglês.
 Submeter o resumo em formato PDF sem indicação de autoria ou filiação;
 Submeter como arquivo anexo para o e-mail curriculoedocencia@ufpe.br
 No assunto da mensagem colocar: “MAPAS CONCEITUAIS”
 No corpo da mensagem identificar autoria e filiação
 No corpo da mensagem indicar o tópico especial que o trabalho mais se aproxima.
 No corpo da mensagem indicar o tipo de artigo: completo, teórico ou relato inovador.

As propostas serão submetidas a um processo de análise duplo-cego e devem ser inéditas e não estarem em análise por outro periódico.

Esclarecimentos adicionais podem ser solicitados pelo e-mail: curriculoedocencia@ufpe.br
 
Publicado: 2020-09-04 Mais...
 

Número Temático: Saberes Africanos e Afrodiaspóricos na Educação em Ciências e Matemática (Janeiro a Abril de 2021)

 
O Volume 3, número 1, tratará da temática dos saberes africanos e afrodiaspóricos na Educação em Ciências e Matemática, envolvendo: aspectos ligados à história das Ciências Naturais e da Matemática; processos de ensino e aprendizagem na perspectiva da educação das relações étnico-raciais nestes campos; bem como com a formação de professores que ensinam ciências e matemática para lidar positivamente com as relações étnico-raciais vividas em aula. Trata-se de dar destaque ao crescente campo de estudos que valoriza as africanidades no contexto da educação em Ciências e Matemática, contribuindo para a construção de um projeto de nação efetivamente comprometido com a superação do racismo no contexto educativo e com equidade e justiça social em todas as áreas.

DATAS IMPORTANTES:
Publicação da chamada para artigos: 13/07/2020
Submissão dos trabalhos completos: 23/11/2020
Notificação dos trabalhos aceitos: 28/02/2021
Publicação do número especial (v.2, n.3): 30/04/2021


As propostas serão submetidas a um processo de análise duplo-cego e devem ser inéditas e não estarem em análise por outro periódico.
Para mais informações sobre o processo de submissão e acesso ao Template para formatação do artigo, acesse: https://periodicos.ufpe.br/revistas/CD/about/submissions#onlineSubmissions

Esclarecimentos adicionais podem ser solicitados pelo e-mail: curriculoedocencia@ufpe.br
 
Publicado: 2020-07-13 Mais...
 
1 a 2 de 2 itens