Currículo & Docência

A revista CURRÍCULO & DOCÊNCIA (ISSN 2675-4630) é mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) do Campus do Agreste da UFPE, dedicada ao compartilhar de estudos e pesquisas sobre a compreensão das complexidades que envolvem o currículo e a docência em todos os níveis, do infantil à pós-graduação. Publica: artigos Idioma: português ISSN: 2675-4630 Periodicidade: Quadrimestral

Imagem para capa da revista

Notícias

 

Número Temático | Mapas Conceituais: da teoria à prática em contextos educacionais - Volume 3, n 2 (Maio a Agosto de 2021)

 
O volume 3, número 2, abordará a Temática Mapas Conceituais: da teoria à prática em contextos educacionais.
Os Editores convidados são o prof. Dr. Paulo Correia, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, e a profa. Dra. Joana Aguiar do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense.

Os tópicos de interesse incluem, mas não se limitam a:
• Mapas Conceituais e a representação de conhecimento
• Mapas Conceituais e a caracterização da interdisciplinaridade
• Mapas Conceituais e os processos de construção do conhecimento
• Mapas Conceituais e a identificação dos obstáculos de aprendizagem
• Mapas Conceituais e as metodologias ativas de aprendizagem
• Mapas Conceituais e a aprendizagem colaborativa
• Mapas Conceituais na avaliação da aprendizagem
• Mapas Conceituais e o desenvolvimento do pensamento reflexivo
• Mapas Conceituais e os processos de autorregulação da aprendizagem
• Mapas Conceituais aplicados ao ensino de ciências e matemática

Os seguintes tipos de artigos serão considerados para a publicação neste número temático.
• Artigos completos: apresentação de pesquisas empíricas, desenvolvidas com pergunta de pesquisa, referencial teórico pertinente e análise dos dados coletados.
• Artigos teóricos: apresentação de revisão da literatura da área, a partir de procedimentos metodológicos adequados para essa finalidade.
• Relatos inovadores: apresentação de formas inspiradoras dos mapas conceituais, destacando suas implicações para o processo educacional.

DATAS IMPORTANTES:
Publicação da chamada para artigos: 24/08/2020
Submissão dos resumos das propostas (500-750 palavras): 09/11/2020
Notificação de propostas aceitas: 30/11/2020
Submissão dos trabalhos completos: 01/03/2021
Envio do parecer para os autores: 07/06/2021
Publicação do número especial (v.3, n2): 31/08/2021

INSTRUÇÕES para submissão dos resumos das propostas (500-750 palavras): 09/11/2020
 Os resumos podem ser escritos em português, espanhol ou inglês.
 Submeter o resumo em formato PDF sem indicação de autoria ou filiação;
 Submeter como arquivo anexo para o e-mail curriculoedocencia@ufpe.br
 No assunto da mensagem colocar: “MAPAS CONCEITUAIS”
 No corpo da mensagem identificar autoria e filiação
 No corpo da mensagem indicar o tópico especial que o trabalho mais se aproxima.
 No corpo da mensagem indicar o tipo de artigo: completo, teórico ou relato inovador.

As propostas serão submetidas a um processo de análise duplo-cego e devem ser inéditas e não estarem em análise por outro periódico.

Esclarecimentos adicionais podem ser solicitados pelo e-mail: curriculoedocencia@ufpe.br
 
Publicado: 2020-09-04 Mais...
 
Outras notícias...

v. 2, n. 2 (2020)

A revista CURRÍCULO & DOCÊNCIA (ISSN 2675-4630) é mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) do Campus do Agreste da UFPE

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF

Sumário

Artigos

Lúcia Helena Sasseron, Kátia Silva Cunha
PDF
Leonardo Ferreira Rufino, Saulo José de Barros Júnior, Kátia Silva Cunha, Kátia Calligaris Rodrigues
PDF
Erick dos Santos Silva, Lúcia Helena Sasseron
PDF
Denise Lino de Araújo, Delane Cristina Galiza Lourenço, Antonio Naéliton do Nascimento, Ana Claudia da Silva Evaristo, Leonara Nahyane da Silva, Lucas Ribeiro de Morais, Severino Pequeno da Silva
PDF
Marcelo de Oliveira Dias
PDF
Tassiana Fernanda Genzini de Carvalho, João Eduardo Fernandes Ramos
PDF
Anyla Laíse Santos, Gerliane Rocha de Araújo, Kátia Silva Cunha, Tânia Maria Goretti Donato Bazante
PDF