Evidence evaluation of developing cognitive flexibility through use of conceptual maps

Auteurs

  • Bárbara Lúcia de Oliveira da Silva Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Aprendizagem Significativa (GEPAS) - Universidade Federal de Pernambuco
  • Ariane Nascimento Santos Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Aprendizagem Significativa (GEPAS) - Universidade Federal de Pernambuco
  • Kátia Aparecida da Silva Aquino Colégio de Aplicação - Universidade Federal de Pernambuco

Résumé

A educação para o século XXI, cada vez mais, compenetra-se na necessidade da participação ativa dos estudantes em seu processo de ensino-aprendizagem para que possam agir autonomamente nas diferentes circunstâncias de sua vida. Nesse panorama educacional, as tecnologias estão cada vez mais presentes. Desta forma, o objetivo desse estudo é avaliar indícios do desenvolvimento da flexibilidade cognitiva através de mapas conceituais construídos por estudantes da educação básica e inseridos na perspectiva da promoção da Aprendizagem Significativa Crítica.A metodologia do trabalho foi constituída por uma sequência didática que abordavao conteúdo conceitual sobre reações orgânicas, de modo interdisciplinar, na temática das dietas a partir da estratégia Flexquest. A aplicação da Flexquest e dos Mapas conceituais para o ensino de reações orgânicas propiciou ao estudante protagonismo e ressignificação do saber, enriquecendo seus conhecimentos prévios a partir do reconhecimento de novos contextos para um mesmo conceito de forma reflexiva e crítica.

Bibliographies de l'auteur

Bárbara Lúcia de Oliveira da Silva, Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Aprendizagem Significativa (GEPAS) - Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada e Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2020).

Ariane Nascimento Santos, Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Aprendizagem Significativa (GEPAS) - Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada e Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2020).

Kátia Aparecida da Silva Aquino, Colégio de Aplicação - Universidade Federal de Pernambuco

Possui pós-doutorado em Educação Tecnológica pelo programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) da Universidade Federal de Pernambuco (2014). Licenciada em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em 1996 É professora Titular do Colégio de Aplicação/Centro de Educação e membro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional de Ensino das Ciências Ambientais para Professores de Ensino Básico (PROFCIAmb), ambas as atividades realizadas na Universidade Federal de Pernambuco. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Aprendizagem Significativa (GEPAS), no Colégio de Aplicação da UFPE, atuando em pesquisas sobre práticas de inovação e experimentação didático-pedagógicas e formação docente à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa.

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Publiée

2022-01-14

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Artigos