A method to analyze texts written by students through the acquisition of a concept map representative

Autores

Resumo

Neste trabalho é apresentada uma metodologia de análise de textos escritos por alunos como resposta a uma questão aberta seguida por uma lista de conceitos indutores. A metodologia consiste em selecionar as proposições conceituais presentes em cada texto, construindo um mapa conceitual e uma matriz adjacência que mostra as relações conceituais existentes. A soma de todas as matrizes produz uma matriz final que permite classificar os conceitos, além de indicar as relações conceituais mais significativas. Um Mapa Conceitual Representativo que sintetiza as principais proposições conceituais presentes no conjunto de textos é então obtido. A aplicação numa turma de Ensino Médio antes e após o ensino dos fatores que alteram a velocidade de reações química mostrou que a metodologia é capaz de apontar diferenças significativas nos dois conjuntos de respostas e que tem potencial para uso tanto na pesquisa como no ensino.

Referências

Aguiar, J. G. & Correia, P. R. M. (2013) Como fazer bons mapas conceituais? Estabelecendo parâmetros de referências e propondo atividades de treinamento. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 13, pp. 141-157.

Aguiar, C. Z. & Cury, D. (2016). Automatic Construction of Concept Maps from Texts. Proceedings of Seventh Conference on Concept Mapping, Tallinn, Estônia.

Aguiar, C. Z., Cury, D. & Zouaq, A. (2018) Towards technological approaches for concept maps mining from text. Clei Electronic Journal, 21(1), 7.

Brier, A., & Hopp, B. (2010). Hamlet II, Software for computer-assisted text analysis. Tutorial on the operation of the program. Recuperado de: http://apb.newmdsx.com/hamlet2.html

Cañas, A. J. Hill, G., Carff, R.,Suri, Lott, J., Gómez, G., Eskridge, T., Arroyo, M. & Carvajal, R. (2004) CmapTools: A knowledge modelingans sharing environment, Concept Maps: Theory, Methodology, Technology, Proceedings of the First International Conference on Concept Mapping, Pamplona, Spain, pp. 14-17.

Cañas, A. J., Novak, J. D. & Reiska, P. (2015). How Good is My Cmap? Am I a Good Cmapper?, Knowledge Management & E-Learning: Na International Journal, 7(1), pp. 6-19.

Cavalcanti, R. R. G. & Maximiano, F. A. (2010). Aprimorando la técnica de análisis estructural de mapas conceptual esconel objetivo de obtener un mapa representativo de un grupo de estudiantes. Concept Maps: Making Learning Meaningful. Proceedings. Of Fourth International Conference on Concept Mapping, 2, Viña del Mar, Chile, 11.

Clariana, R. (2004) A computer-based approach for translating text into concept map-likere presentations, Concept Maps: Theory, Methodology, Technology, Proceedings of the First International Conference on Concept Mapping, Pamplona, Spain.

García-Salgado, D. E., Aguilar-Tamayo, M. F., Espinosa-Montero, J. & Manzano-Caudillo, J. (2014) Modelos de Conocimiento: Uma Metodología de Investigación em el Posgrado. Concept Mapping

to Learnand Innovate, Proceedings of Sixth International Conference on Concept Mapping, Santos, SP, Brasil.

García-Salgado, D. E. & Aguilar-Tamayo, M. F. (2016). Mapas Conceptuales en los procesos de investigación educativa. Proceedings of Seventh Conference on Concept Mapping, Tallinn, Estônia.

GEPEQ (2004). Interações e Transformações: Elaborando os conceitos sobre transformações químicas, EDUSP, São Paulo, Brasil.

González-Yoval, P., Hermosillo-Marina, S., Eduardo Chinchilla-Sandoval, E., Laura García-del Valle & L. Verduzco-Martínez, C. (2004) Valoración cuantitativa para evaluar mapas conceptuales.

Concept Maps: Theory, Methodology, Technology, Proceedings of the First International Conference on Concept Mapping, Pamplona, Spain.

Junqueira, M. M. & Maximiano, F. A. (2020) Obtenção da estrutura conceitual do tema interações intermoleculares através da transformação de textos em mapas conceituais. Caminhos da Educação Matemática em Revista (On-Line), 101, pp. 87-106. Juliana Kowata, J., Cury, D. & Boeres, M. C. (2010) Uma abordagem computacional para construção de mapas conceituais a partir de textos em língua portuguesa do Brasil. In Simpósio Brasileiro de

Informática na Educação. Recuperado de http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1477

Junqueira, M. M., Silva, P. A. & Maximiano, F. A. (2014) A methodology to chage studente-written texts into representaive concept maps. Concept Mapping to Learnand Innovate, Proceedings of

Sixth International Conference on Concept Mapping, Santos, SP, Brasil, 7.

McLemore, S., Wehry, S. & Carlson, D. L. (2016) The teachers’ voice: forming a theoretical framework combining a prekindergartenstem curriculum and a learning curriculum. Proceedings of Seventh Conference on Concept Mapping, Tallinn, Estônia.

Novak, J. D. & Musonda, D. (1991). A Twelve-Year Longitudinal Study of Science Concept Learning. American Educational Research Journal, 28(1), pp. 117-153.

Olney, A. M. , Cade, W. L. & Williams, C. (2011) Generating concept map exercises from textbooks. In Proceedings of the 6th Workshop on Innovative Use of NLP for Building Educational Applications; Association for Computational Linguistics, pp. 111–119.

Peixoto, H. R. C, (2003) Natureza da Ciência e formação de professores de Química: uma experiência de sala de aula. (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo,

SP, Brasil.

Péres, C. C. C & Vieira R. (2005) Mapas conceituais: geração e avaliação. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Unisinos, São Leopoldo, Brasil, 35, pp. 2158-2167.

Pozo, J. I. & Crespo, M. A. G. (2009) A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico, 5ª Ed., Porto Alegre: Artmed.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Edição

Seção

Artigos