African Mathematical Knowledge And Anti-Racist Education: An Analysis Of The Anais Of ENEM Conocimiento Matemático Africano Y Educación Antiracista: Análisis De Los Anales De ENEM
Abstract
O presente trabalho objetiva analisar produções acadêmicas publicadas entre 2003 e 2019 nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), com a finalidade de debater como o ensino de matemática tem se relacionado com as propostas de uma educação antirracista. Destarte apresentamos como saberes potenciais de uma educação matemática afrocentrada o “Osso de Ishango”, “Papiro de Ahmes”, “Estampas geométricas com padrões de origem africana” e outros exemplos. Assim, foi realizada uma pesquisa documental nas publicações do ENEM de 2003 a 2019, utilizando da busca por palavras-chave, leitura dos resumos e leitura integral. Os resultados apontam que não há grande número de produções após aprovação da lei 10639/03, entretanto naqueles que a abordam encontrou-se uma discussão sistematizada, relacionando a formação de professores que ensinam matemática, discutindo o ensino e aprendizagem numa perspectiva antirracista, de valorização do conhecimento do povo negro e da aplicação de lei 10.639/03.
Palavras-chave: Educação antirracista, Saberes africanos, ENEM, Comunicação científicas.
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