Ompande and ombongola geometry as a pedagogical proposal for mathematical education: Applications of Cultural Knowledge of the Mucubal people of Southern Angola-Namibe
Abstract
O presente artigo apresenta uma ideia intuitiva de uma Matemática escondida no pensamento do povo Mucubal do Sul de Angola-Namibe, no fabrico dos enfeites Ompande e Ombongola. Preocupamo-nos em verificar de que forma os conhecimentos gravados nestes enfeites podem contribuir na aprendizagem contextualizada da Matemática pelos mais novos, partindo das teorias da Etnomatemática e da Educação Matemática. O objetivo deste trabalho consistiu em estabelecer paralelismos entre a Matemática «oculta» nas tradições, nas atividades da vida diária das populações que sobreviveram aos fenómenos de colonização, e a Matemática lecionada nas escolas. Em termos metodológicos, o estudo segue uma abordagem qualitativa, em que a descrição e interpretação pactuam juntas em vários momentos, tornando visível o alcance dos objetivos preconizados e a relação entre as descobertas efetuadas durante a fase de investigação, bem como a bibliografia eleita.
Palavras-chave: Etnomatemática; Educação Matemática; Mucubal; Ompande e Ombongola.
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