EDITORIAL: Teoria, Prática e uma Lacuna que nos Desafia
Abstract
A pandemia de Covid-19 teve um impacto avassalador na rotina de todos aqueles que se viam cheios de certezas no final de 2019. Repentinamente, tudo mudou no começo de 2020 e hábitos arraigados foram prontamente abandonados. Novas formas de trabalhar, estudar e viver foram sendo descobertas enquanto entendíamos a extensão do problema que se apresentava. Hoje, após vários longos meses, nos encontramos em melhores condições para olhar retrospectivamente tudo o que aconteceu. Análises começam a aparecer, numa tentativa de compreender os desdobramentos de um evento global que deixará marcas para o restante do século XXI.References
Correia, P. R. M., Silva, K. S., Aguiar, J. G. & Fonseca, L. (2019). Mapas conceituais no ensino de ciências e matemática: onde estamos e para onde vamos. Caminhos da Educação Matemática em Revista, 9(4), pp. i-v. Recuperado de https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/512
Correia, P. R. M., Silva, K. S., Aguiar, J. G. & Fonseca, L. (2020). Mapas conceituais no ensino de ciências e matemática: uma rede nacional de pesquisadores sobre mapas conceituais em franca consolidação. Caminhos da Educação Matemática em Revista, 10(1), pp. i-iv.Recuperado de https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/559
Kinchin, I. (2015). Editorial: Novakian concept mapping in university and professional education. Knowledge Management & E-Learning, 7(1), pp. 1–5. Recuperado de https://doi.org/10.34105/j.kmel.2015.07.001
Nóvoa, A.; Alvim, Y. (2020). Nothing is new, but everything has changed: A viewpoint. Prospects, 43, pp. 35-41. Recuperado de https://doi.org/10.1007/s11125-020-09487-w