A discussion on the concepts of goal, skill and competence in the high school BNCC

Autores/as

  • Leonardo Ferreira Rufino Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
  • Saulo José de Barros Júnior Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
  • Kátia Silva Cunha Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
  • Kátia Calligaris Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Resumen

No Brasil, o planejamento do currículo da Educação Básica é sempre muito discutido por teóricos como Lopes e Macedo por exemplo, uma dessas discussões é referente aos conceitos de objetivos, habilidade e competências e a confusão na prática e no uso desses conceitos. Outro alvo de críticas no campo do currículo é o novo documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pois passou a nortear os currículos de escolas de todo país. Assim, este trabalho busca uma análise comparativa entre a forma como os objetivos, habilidades e competências são utilizadas na BNCC e como esses se apresentam nas teorias que iniciaram e ainda discutem sobre estas definições. Utilizando as visões de Tyler, Perrenoud; outros autores que os sucedem, é que estabeleceremos uma relação sobre como as definições apresentadas no documento da BNCC referente a esses conceitos, possibilitam o levantamento de críticas ao que hoje é exigido dos alunos de ensino básico brasileiro. Palavras-chave: Habilidades, Objetivos, Competências, Currículo, BNCC

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Leonardo Ferreira Rufino| Saulo José de Barros Júnior| Kátia Silva Cunha| Kátia Calligaris Rodrigues

Currículo & Docência | Vol.02 Nº02. | Ano 2020 |

p. 22

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Publicado

2021-02-10

Número

Sección

Artigos