Teachers’ conception about Science and Math teaching at a Quilombola Education context
Resumo
As antonímias no contexto da Educação Quilombola no Brasil fazem palco de investigações importantes para compreender as concepções dos professores. Esse trabalho teve por objetivo analisar o ensino de Ciências e Matemática em uma escola Quilombola rural em Pernambuco, a partir da fala dos professores que ensinam nela. Para isso, utilizamos uma metodologia qualitativa, com entrevistas na coleta de dados e para a análise, realizamos a Análise Hermenêutica Dialética. Como resultados, encontramos contradições sobre as concepções que revelam diferenças entre ensino nas escolas quilombolas e regulares; os professores relatam que há falta de verbas, recursos e formação voltadas para o ensino dessas disciplinas e para esse contexto; os professores demonstraram reconhecer o papel transformador da Educação nos seus contextos de atuação, mas pouco reconhecimento da potência coletiva dos estudantes e da comunidade para transformação da própria realidade.
Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática, Educação Quilombola, Concepção dos professores
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