Bibliographic review of papers on ethnic-racial issues in Science and Biology teaching events
Abstract
Tendo em vista o crescimento do debate sobre questões étnico-raciais no âmbito do ensino de Ciências e Biologia desde a promulgação da lei 10.639/2003, realizamos um levantamento bibliográfico nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). Foi considerado o período de 2003 a 2019, tendo sido consideradas 16 edições desses eventos. Localizamos 46 trabalhos que foram classificados em sete categorias de acordo com seus objetos de estudo. Os resultados indicam o predomínio de pesquisas sobre as concepções de estudantes e professores, ensaios teóricos, análise e/ou relatos de experiência de atividades didáticas. Por outro lado, foram encontrados somente dois trabalhos sobre educação não formal. Há uma tendência de aumento no número de trabalhos sobre a temática em ambos os eventos.
Palavras-chave: questões étnico-raciais, raça, racismo, ensino de Ciências e Biologia.
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