Quilombola School, Africanity, Mathematics and Anti-racism
Resumo
No ensino de matemática, pesquisas sobre formação de professores para a aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais à Educação Escolar Quilombola (Resolução CNE/CEB N.º 8/2012) e também da Lei 10.639/2003 (história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica) são essenciais. Assim, este artigo apresenta discussões e resultados de uma investigação sobre a formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, na componente curricular matemática, visando adotar a Lei Nº 10.639/03, em diálogo com as referidas Diretrizes Curriculares da Escola Quilombola. O universo desta pesquisa foi em uma escola do Quilombo Povoação São Lourenço, Goiana-PE. Os referenciais teóricos adotados foram a Etnomatemática e a Afroetnomatemática. Este estudo aplicou o método qualitativo, nos marcos da pesquisa-ação. A partir dos resultados desta investigação, relacionou-se o conceito de africanidade com o ensino de matemática, por meio de um jogo matemático africano da família do Mancala.
Palavras-chave: Africanidade, etnomatemática, educação escolar quilombola, educação antirracista, ensino de matemática
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