Conceptual maps in computer engineer formation, in the discipline of informatics in education, in aperspective of collaborative learning

Autor/innen

  • Claudia Pinto Pereira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Kayo Costa Santana Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Nadine Cerqueira Marques Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Valmir Vinicius Almeida Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Natália Silva Rosa Universidade Estadual de Feira de Santana

Abstract

A utilização de mapas conceituais em cursos de engenharia pode ser uma alternativa interessante para o desenvolvimento de práticas e habilidades fundamentais para a formação do Engenheiro. Neste artigo, será relatada a experiência de uso de mapas conceituais através de uma abordagem colaborativa, com graduandos de engenharia de computação. O relato foi desenvolvido através da análise de 11 mapas conceituais criados por alunos em diferentes semestres, avaliados, além da perspectiva formativa e processual, a partir de um protocolo de avaliação criado a partir do mapa do professor. Os resultados demonstram a compreensão dos conceitos trabalhados e de suas relaçõese a importância do trabalho colaborativo, na troca de conhecimentos e construção de significados.

Autor/innen-Biografie

Kayo Costa Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana

Formado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialista em Docência no Ensino Superior e em Educação Especial Inclusiva. Atualmente mestrando em Ciência da Computação na Universidade Estadual de Feira de Santana.

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Veröffentlicht

2022-01-14

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