Analysis of conceptual mapping as a knowledge assessment tool on learning theories

Auteurs

  • Tiago Nery Ribeiro Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0002-7725-5891
  • Laélia Campos Universidade Federal de Sergipe
  • Divanízia do Nascimento Souza Universidade Federal de Sergipe

Résumé

Neste trabalho apresentamos uma análise acerca de mapas conceituais utilizados como ferramentas de avaliação de aspectos da elaboração, organização e do conhecimento declarativo observável sobre Teorias de Aprendizagem estudadas em disciplina do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal de Sergipe. A coleta e análise dos dados, realizada pelos professores da disciplina, considerou os mapas elaborados e reelaborados pelos doze estudantes participantes sobre cada uma das teorias abordadas. Identificamos a validade do protocolo de avaliação para identificar aspectos como quantidade de conceitos apresentados nos mapeamentos, relações válidas entre os conceitos e estruturas hierárquicas, além de outros aspectos. Utilizar a estratégia do mapeamento conceitual na disciplina oportunizou aos discentes desenvolver, adaptar e redesenhar a sua aprendizagem, nos fornecendo indícios que o ambiente de aprendizagem se tornou mais ativo e significativo.

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Publiée

2022-01-03

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Artigos