EDITORIAL: O Desafio da Inovação Didática e a Potencialidade dos Mapas Conceituais
Résumé
A crise sanitária imposta pela Covid-19 vem exigindo das instituições educacionais uma preocupação em como manter a qualidade do ensino oferecido aos alunos em uma situação tão crítica. Diferentemente do Ensino à Distância (EaD), em que o currículo é pensado e estruturado para ser realizado em atividades prioritariamente assíncronas (Behar, 2009), o ensino remoto tem um caráter adaptativo, provisório, emergencial (Valente, Moraes, Sanchez & Souza, 2020). Ambos exigem pressupostos teóricos e metodológicos diferentes daqueles do presencial – a simples transposição de conteúdos para o ambiente virtual de aprendizagem apesar de ser um primeiro passo, mina a potencialidade de criação de novas formas ensinar e se relacionar com nossos alunos.Références
Behar, P. A. (2009). Modelos pedagógicos para a educação a distância. Porto Alegre: Artmed.
Correia, P. R. M. & Aguiar, J. G. (2021). Teoria, prática e uma lacuna que nos desafia. Currículo e Docência, 3(2), 1-4.
Garcia, P. S. (2009). Inovação e formação contínua de professores de ciências. Educaçãoemfoco, 12(13), pp. 161-189.
Kinchin, I. M. (2001). If concept mapping is so helpful to learning biology, why aren't we all doing it? InternationalJournalof Science Education, 23(12), pp. 1257-1269.
Percheron, F. S. (2021). A construção do conceito de inovação didática à luz da teoria antropológica do didático: um ensaio teórico. (Dissertação de Mestrado em Ensino de Física). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Valente, G. S. C., Moraes E. B., Sanchez, M. C. O. & Souza, D. F. (2020). O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente. Research, Society andDevelopment, 9(9), e843998153.