The themes of identity, culture and difference in the light of BNCC and the curriculum of Pernambuco
Resumen
Inicialmente buscamos compreender o que a BNCC e o Currículo de Pernambuco propõem sobre identidade, cultura e diferença, para posteriormente investigar como os professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Toritama/PE trabalham essas temáticas. Utilizamos um questionário para a produção dos dados, que mostram que os referidos documentos pontuam a necessidade de práticas pedagógicas que enfatizem o trabalho com as temáticas propostas, porém não apresentam caminhos para a construção dessas práticas, encarregando a Secretaria de Educação, a escola e os professores da responsabilidade de desenvolvê-las. Os professores enfatizam que o próprio currículo é um desafio para pensar práticas pedagógicas que atendam a essas temáticas, mas não desconsideram a importância de serem trabalhadas. Palavras-chave: BNCC, Currículo de Pernambuco, Cultura, Diferença, Práticas Pedagógicas.Citas
Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Brasília. Recuperado dehttp://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
Candau,V. M., &Anhorn, C. T. G. (2000). A questão didática e a perspectiva multicultural: uma articulação necessária. PUC – Rio. Recuperado em 13, novembro, 2019, dehttp://23reuniao.anped.org.br/textos/0413t.PDF.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1998). Brasília. Recuperado em 13, novembro, 2019, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.
Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social (5a ed.). São Paulo: Atlas.
Godoy, A. S. (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades.Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, pp. 57-63.
Hall, S. (2003). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG.
Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Diretrizes e Bases da Educação Nacional.Recuperado em 13, novembro, 2019, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
Macedo, E. (2005). Currículo e diferença nos Parâmetros Curriculares Nacionais. In A.C. Lopes, E. Macedo & M.P. Alves (org.). Cultura e política no currículo. Rio de Janeiro: DP&A.
Macedo, E, & Barreiros, D. (2006, abril). Pensando a diferença nos currículos. Anais do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife, UFPE, Brasil, 13.
Martinazzo, C. J., Schmidt, A. &Burg, C. I. (2014). Identidade e diversidade cultural no currículo escolar.Revista contexto e educação. n.92, pp. 4-20.
Minayo, M. C. S. (Org.). (1995). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Vozes.
Moreira, A. F. & Candau, V. M. (2008). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes.
Moreira, A.F.B. (2005). Por que ter medo dos conteúdos? In. M. Z. C, PEREIRA & A. P. MOURA. Políticas e práticas curriculares. João Pessoa: Ideia.
Oliveira, C. L. (2008). Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Revista Travessias: Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte, v. 2, n. 3.
Pernambuco. (2019). Currículo de Pernambuco, Caderno de Linguagens. Recuperado em 13, novembro, 2019, dehttp://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/17691/CURRICULO%20DE%20PERNAMBUCO%20-%20ENSINO%20FUNDAMENTAL.pdf.
Saviani, D. (1991). Escola e democracia.(24a ed.). São Paulo: Cortez.