Concept map: a tool to meaningful learning for english language

Autores

  • Alessandra Simone do Padro Siqueira Colégio de Aplicação e Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Aprendizagem Significativa (GEPAS) - Universidade Federal de Pernambuco
  • Patrícia Smith Cavalcante Universidade Federal de Pernambuco
  • Kátia Aparecida da Silva Aquino Colégio de Aplicação - Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Esse relato de experiência objetiva investigar se o mapa conceitual, enquanto um recurso pedagógico, fomenta a aprendizagem significativa da língua Inglesa a partir de um estudo qualitativo, através do método pesquisa participante. A pesquisa envolveu o acompanhamento de um grupo de estudantes do ensino médio de uma escola pública federal durante quatro semanas. Esse grupo foi submetido à uma sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados revelam que a utilização de mapas conceituais contribui para a aprendizagem significativa da língua inglesa, ampliando tanto o repertório, quanto as competências linguísticas e comunicativas dos estudantes.

Biografia do Autor

Alessandra Simone do Padro Siqueira, Colégio de Aplicação e Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Aprendizagem Significativa (GEPAS) - Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada em Língua Inglesa

Kátia Aparecida da Silva Aquino, Colégio de Aplicação - Universidade Federal de Pernambuco

Possui pós-doutorado em Educação Tecnológica pelo programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) da Universidade Federal de Pernambuco (2014). Possui Doutorado (2005) e Mestrado (2000) em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco e é graduada em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995). É professora Titular do Colégio de Aplicação/Centro de Educação, membro colaborador do Programa de Pós Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (PROTEN-DEN-CRCN/NE) e membro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional de Ensino das Ciências Ambientais para Professores de Ensino Básico (PROF-CIAMB), ambas as atividades realizadas na Universidade Federal de Pernambuco. Participa do grupo de pesquisa Efeitos da radiação gama em sistemas poliméricos e nanoestruturas, no Departamento de Energia Nuclear da UFPE, e nesta área realiza pesquisas sobre os efeitos da radiação gama em polímeros convencionais, blendas e nanoestruturas. Também atua na análise e uso de biomassa residual para utilização em tecnologia energética, de materiais, biológica e radioecologia. Por outro lado, na área de educação, é líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Aprendizagem Significativa (GEPAS), no Colégio de Aplicação da UFPE, atuando em pesquisas sobre práticas de inovação e experimentação didático-pedagógicas e formação docente à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa.

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Publicado

2022-01-14

Edição

Seção

Artigos