Reflections on teaching planning from the conceptual maps preparation

Autores

  • José Robson Pontes Borba Filho Universidade Federal de Pernambuco
  • Paloma Maria de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Ramiro Gedeão de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco
  • Anita da Conceição Duarte Xavier Universidade Federal de Pernambuco
  • Kátia Calligaris Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O presente trabalho apresenta as reflexões que a atividade de planejar o ensino
em forma de Mapa Conceitual (MC) pode ocasionar sobre o Planejamento do
Ensino (PE). O ambiente para a investigação foi a Estação de Aprendizagem (EA) em PE na disciplina de Mapas Conceituais no Ensino de Ciências e Matemática, para docentes em formação continuada, que se deu de modo remoto. Os participantes foram divididos em grupos que eram diversos quanto à formação inicial, à experiência docente e ao conhecimento de MCs. Cada grupo elaborou um PE antes e depois da EA. A EA aconteceu de modo síncrono, utilizando o CmapTools para a elaboração do MC. A análise dos PEs e dos MCs demonstram a presença de reflexão sobre os 4 elementos do modelo COMA (Conteúdos, Objetivos, Métodos/Estratégias e Avaliação) de PE.

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2022-01-03

Edição

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Artigos