Um retrato da formação inicial de professores de línguas: duas cenas

Fatiha Dechicha Parahyba, Eulália Leurquin

Resumo


Resumo: Neste artigo, nosso objetivo é ressaltar a relevância da formação inicial do professor de inglês língua estrangeira e de português língua materna, com base em dados de pesquisas realizadas em duas universidades públicas. Interessou-nos investigar como os estudantes em formação inicial verbalizaram por escrito seus saberes acerca da docência (VANHULLE, 2009, HOFSTETTER e SCHNEUWLY, 2009) e como a produção escrita foi vivenciada por eles. O objeto de pesquisa foi, por um lado, o ensino e aprendizagem da produção escrita do gênero acadêmico, e por outro lado, a formação inicial do estudante semiotizada no gênero acadêmico. Com base nos pressupostos teóricos de análise textual (BRONCKART, 1999), estudamos relatórios de estágios, monografias, assim como diários reflexivos e autocomentários, focando o conteúdo temático, os mecanismos de textualização e os enunciativos. Os resultados revelaram que o aluno, na fase final de sua formação inicial, apresenta dificuldades na produção escrita dos gêneros analisados. Da mesma forma, ficou evidente que não há uma reflexão sobre o seu agir docente, mas apenas descrições de cenas conflitantes vivenciadas. Isso também nos leva a questionar o perfil do futuro professor de línguas.

Palavras chave: formação de professor, ensino e aprendizagem, escrita.


Résumé: Dans cet article, notre objectif consiste à soulever l´importance de la formation initiale des enseignants d´anglais langue étrangère et de Portugais langue première ; sur la base de recherches réalisées au sein de deux universités publiques. Cette étude consiste à examiner comment les étudiants en formation initiale expriment par écrit leurs savoirs relatifs à la profession enseignante (VANHULLE, 2009, HOFSTETTER et SCHNEUWLY, 2009) et comment ils perçoivent leur vécu de la production écrite. L´objet de recherche porte d´une part sur l´enseignement et l’apprentissage de la production écrite du genre académique et, d´autre part, sur la formation initiale sémiotisée dans le texte académique. Prenant comme base les présupposés théoriques de l´analyse textuelle (BRONCKART, 1999), nous avons examiné les rapports de stage, les mémoires de fin d´études ainsi que les journaux et auto-commentaires, en nous concentrant particulièrement sur le contenu thématique, les mécanismes de textualisation et énonciatifs. Les résultats ont révélé que l´étudiant, qui se trouve en phase finale de formation initiale, a des difficultés de production écrite des genres analysés. De la même façon, il apparaît comme évident qu´il n´y a pas de réflexion sur l´agir enseignant, ce sont plutôt des descriptions de scènes conflictuelles vécues. Cela nous mène à interroger le profil du futur enseignant de langues.

Mots-clés: formation  des enseignants, enseignement et apprentissage, production écrite.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19134/eutomia-v1i15p288-314




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