concepções de gramática no caderno pontos de vista da olimpíada de língua portuguesa escrevendo o futuro: atividades com gramática normativa e internalizada

Autores

  • Evanielle Freire Lima Secretaria de Educação de Campina Grande
  • Herbertt Neves Universidade Federal de Campina Grande/ Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.240305

Palavras-chave:

análise linguística, gramática internalizada, gramática normativa, material didático, Olimpíada de Língua Portuguesa

Resumo

Toda proposta de trabalho descritivo ou escolar com os conhecimentos gramaticais reflete determinadas concepções de gramática e perspectivas didático-metodológicas diversas. Sendo assim, nesta pesquisa, com atenção específica a algumas dessas concepções, buscamos analisar as orientações de gramática normativa e internalizada no caderno Pontos de Vista, material orientador para o trabalho com o gênero Artigo de Opinião da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Sobre as concepções de gramática, este trabalho fundamenta-se das contribuições propostas por Travaglia (2009), Franchi (1991; 2006), Neves (2005) e Possenti (1996). Sobre o ensino de gramática na escola, apoiamo-nos nos estudos de Antunes (2007), Faraco (2006) e Mendonça (2006). Nosso trabalho caracteriza-se pela adoção do método indutivo, de abordagem quanti-qualitativa e descritiva, com procedimento técnico de análise documental, pelo estudo dos cadernos do professor da Opinião da Olimpíada de Língua Portuguesa. Após as análises, verificamos que as concepções de gramática normativa e internalizada presentes nas orientações para o professor possibilitam um trabalho contextualizado com a gramática nas escolas, voltado a práticas efetivas de leitura e escrita.

Biografia do Autor

Evanielle Freire Lima, Secretaria de Educação de Campina Grande

Professora da Rede Pública Municipal de Campina Grande.

Licenciada em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Campina Grande.

Herbertt Neves, Universidade Federal de Campina Grande/ Universidade Federal de Pernambuco

Professor de Língua Portuguesa e Linguística da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras (Linguística) da UFPE

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Publicado

2019-11-21