v. 1 n. 23 (2019): Eutomia 23 (Jul. 2019)

					Visualizar v. 1 n. 23 (2019): Eutomia 23 (Jul. 2019)
Dossiê: Da gramática tradicional à análise linguística/semiótica, gramática renovada: questões teóricas e práticas
Publicado: 2019-11-21

Editorial

  • Editorial

    Fatiha Parahyba, Eulália Leurquin, Betânia Maria Gomes Raquel, Sueli Cavendish
    I-VIII

Dossiê

  • À busca de um ensino renovado de gramática: convivendo com embate de identidades do professor de Língua Portuguesa no ensino de gramática

    Ana Maria de Mattos Guimarães, Fernanda Machado Bartikoski
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241579
  • A gramática nas escolas hoje: como agem e como pensam os professores

    Maria Claudete Lima, Camila Stephane Cardoso Sousa, Ana Célia Clementino Moura
    23-44
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241934
  • O ensino de língua portuguesa na perspectiva do professor: que gramática devemos ensinar?

    Dalve Oliveira Batista-Santos, Domingas Ferreira dos Santos
    45-68
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241456
  • A proposta da Base Nacional Comum Curricular para o trabalho com análise e reflexão linguística no ensino de língua portuguesa

    Milena Moretto, Cláudia de Jesus Abreu Feitoza
    69-87
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241946
  • A proposta de Análise linguística/Semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento

    Delane Cristina Galiza Lourenço, Denise Lino de Araújo
    88-107
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241617
  • construção paradigmática do ensino de português como língua materna

    Wagner Rodrigues Silva, Raimunda Araújo da Silveira, Aylizara Pinheiro dos Reis
    108-128
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.240212
  • concepções de gramática no caderno pontos de vista da olimpíada de língua portuguesa escrevendo o futuro: atividades com gramática normativa e internalizada

    Evanielle Freire Lima, Herbertt Neves
    129-146
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.240305
  • Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa

    Paula Francineti Araujo, Meire Celedônio, Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin
    147-168
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241952
  • O contributo dos módulos da sequência didática na renovação do ensino da língua

    Luciana Graça
    169-185
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241979
  • gramática semiótica na orientação metodológica para o ensino de produção textual: sentido e significação

    Jorge Lucas Marcelo Dos Santos, Maria Eugênia Curado, Rita de Cássia Moreira da Silva
    186-202
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.240763
  • do ensino da gramática à prática de análise linguística: o ponto e a segmentação textual na escrita de jovens e adultos

    Cláudia Aparecida Ferreira Ferraz, Natália Sathler Sigiliano
    203-224
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241615
  • adjetivo: da classificação normativa à modificação argumentativa

    Andréia Inês Hanel Cerezoli, Tânia Maris Azevedo
    225-244
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241450
  • Do texto à reflexão metalinguística: O esquema como elemento estruturante

    Patrícia Ferreira, Antónia Estrela
    245-267
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241931
  • gramática, estilo e ensino: uma perspectiva discursiva

    Miriam Bauab Puzzo
    268-283
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241879
  • Um estudo sobre o pronome pessoal no pensamento de Saussure, Jakobson, Benveniste e Bello

    Kelly Cristini Granzotto Werner
    284-298
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241469
  • Ensinar a língua com uma perspectiva de gênero, uma necessidade atual?

    Maria Victoria Goicoechea, María Ángeles Goicoechea-Gaona
    299-314
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.240542
  • Quando “muito” não basta: um exemplo de adequação pragmática de léxico no ensino-aprendizagem de Português LE/L2

    Ana Rita Carrilho
    315-329
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.243429

Estudos do Romance

  • A visão da história americana em O arco-íris da gravidade, de Thomas Pynchon

    Pedro Dolabella Chagas
    330-352
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.243430

Estudos da Tradução

  • Aspectos estilísticos da tradução de "Corpo fechado", de Guimarães Rosa, para o inglês

    Luana Ferreira de Freitas, Kamila Moreira de Oliveira
    353-370
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.238253

Crítica de Poesia

  • Mitopoética de Lucila Nogueira

    André Cervinskis
    371-390
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.243431

Tradução

  • Por um fio

    Dirce Waltrick Amarante
    391-398
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.243432
  • Divórcio em Nápoles

    Sueli Cavendish
    399-413
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.243433

Poemas

  • Poemas

    Francisco Orbán
    414-417
    DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.243434