Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Edição Atual
Edições Anteriores
Notícias
Template
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 1 n. 23 (2019): Eutomia 23 (Jul. 2019)
v. 1 n. 23 (2019): Eutomia 23 (Jul. 2019)
Dossiê: Da gramática tradicional à análise linguística/semiótica, gramática renovada: questões teóricas e práticas
Publicado:
2019-11-21
Editorial
Editorial
Fatiha Parahyba, Eulália Leurquin, Betânia Maria Gomes Raquel, Sueli Cavendish
I-VIII
PDF
Dossiê
À busca de um ensino renovado de gramática: convivendo com embate de identidades do professor de Língua Portuguesa no ensino de gramática
Ana Maria de Mattos Guimarães, Fernanda Machado Bartikoski
1-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241579
A gramática nas escolas hoje: como agem e como pensam os professores
Maria Claudete Lima, Camila Stephane Cardoso Sousa, Ana Célia Clementino Moura
23-44
PDF
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241934
O ensino de língua portuguesa na perspectiva do professor: que gramática devemos ensinar?
Dalve Oliveira Batista-Santos, Domingas Ferreira dos Santos
45-68
PDF
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241456
A proposta da Base Nacional Comum Curricular para o trabalho com análise e reflexão linguística no ensino de língua portuguesa
Milena Moretto, Cláudia de Jesus Abreu Feitoza
69-87
PDF
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241946
A proposta de Análise linguística/Semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento
Delane Cristina Galiza Lourenço, Denise Lino de Araújo
88-107
PDF
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241617
construção paradigmática do ensino de português como língua materna
Wagner Rodrigues Silva, Raimunda Araújo da Silveira, Aylizara Pinheiro dos Reis
108-128
PDF
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.240212
concepções de gramática no caderno pontos de vista da olimpíada de língua portuguesa escrevendo o futuro: atividades com gramática normativa e internalizada
Evanielle Freire Lima, Herbertt Neves
129-146
PDF
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.240305
Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa
Paula Francineti Araujo, Meire Celedônio, Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin
147-168
PDF
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241952
O contributo dos módulos da sequência didática na renovação do ensino da língua
Luciana Graça
169-185
PDF
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241979
gramática semiótica na orientação metodológica para o ensino de produção textual: sentido e significação
Jorge Lucas Marcelo Dos Santos, Maria Eugênia Curado, Rita de Cássia Moreira da Silva
186-202
PDF
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.240763
do ensino da gramática à prática de análise linguística: o ponto e a segmentação textual na escrita de jovens e adultos
Cláudia Aparecida Ferreira Ferraz, Natália Sathler Sigiliano
203-224
PDF
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241615
adjetivo: da classificação normativa à modificação argumentativa
Andréia Inês Hanel Cerezoli, Tânia Maris Azevedo
225-244
PDF
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241450
Do texto à reflexão metalinguística: O esquema como elemento estruturante
Patrícia Ferreira, Antónia Estrela
245-267
PDF
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241931
gramática, estilo e ensino: uma perspectiva discursiva
Miriam Bauab Puzzo
268-283
PDF
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241879
Um estudo sobre o pronome pessoal no pensamento de Saussure, Jakobson, Benveniste e Bello
Kelly Cristini Granzotto Werner
284-298
PDF
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241469
Ensinar a língua com uma perspectiva de gênero, uma necessidade atual?
Maria Victoria Goicoechea, María Ángeles Goicoechea-Gaona
299-314
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.240542
Quando “muito” não basta: um exemplo de adequação pragmática de léxico no ensino-aprendizagem de Português LE/L2
Ana Rita Carrilho
315-329
PDF
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.243429
Estudos do Romance
A visão da história americana em O arco-íris da gravidade, de Thomas Pynchon
Pedro Dolabella Chagas
330-352
PDF
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.243430
Estudos da Tradução
Aspectos estilísticos da tradução de "Corpo fechado", de Guimarães Rosa, para o inglês
Luana Ferreira de Freitas, Kamila Moreira de Oliveira
353-370
PDF
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.238253
Crítica de Poesia
Mitopoética de Lucila Nogueira
André Cervinskis
371-390
PDF
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.243431
Tradução
Por um fio
Dirce Waltrick Amarante
391-398
PDF
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.243432
Divórcio em Nápoles
Sueli Cavendish
399-413
PDF
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.243433
Poemas
Poemas
Francisco Orbán
414-417
PDF
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.243434
Idioma
Français (Canada)
Français (France)
Deutsch
Italiano
Português (Brasil)
Español (España)
English
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários