gramática semiótica na orientação metodológica para o ensino de produção textual: sentido e significação

Autores

  • Jorge Lucas Marcelo Dos Santos Universidade Estadual de Goiás
  • Maria Eugênia Curado Universidade Estadual de Goiás
  • Rita de Cássia Moreira da Silva Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.240763

Palavras-chave:

semiótica Greimasiana, narrativa, gramática, ensino

Resumo

Objetivamos, neste artigo, apresentar uma orientação teórico-metodológica para o ensino – correção e avaliação – da produção textual escolar diferente da prática tradicional de, por exemplo, fazer memorizar regras, classes gramaticais, estruturas morfossintáticas e, por fim, tipos e gêneros textuais, com vistas a subsidiar novos processos de ensino-aprendizagem da língua, da gramática e, em especial, da produção textual à luz dos estudos semiolinguísticos. A metodologia utilizada é orientada pelo percurso gerativo de sentido, de Greimas, cuja gramática funciona como eixo disciplinador da geração de sentido. Como resultado deste estudo, enfatizamos que o professor de língua portuguesa, que trabalha especificamente com a disciplina de “Produção de texto”, na educação básica, passe a considerar não somente estruturas gramaticais mas também as semióticas, uma vez que elas revelam a subjetividade da linguagem a partir do texto do aluno.

Biografia do Autor

Jorge Lucas Marcelo Dos Santos, Universidade Estadual de Goiás

Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias - Universidade Estadual de Goiás -PPG-IELT/UEG. Graduado em Pedagogia e Letras pela Universidade Federal de Goiás - UFG, onde foi bolsista PIBIC/CNPq. Atualmente, é bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessol de Nível Superior.

Maria Eugênia Curado, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás - PPG-IELT/UEG.

Rita de Cássia Moreira da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias - Universidade Estadual de Goiás -PPG-IELT/UEG. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás - UEG.

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Publicado

2019-11-21